Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) UM GRANDE PERIGO!!!



Seguindo nossa serie especial de publicações PREVENTIVAS, hoje apresento as DSTs as Doenças Sexualmente Transmissíveis.


Portanto espero que estejam gostando e sintan-se a vontade em dar suas opinião e sujestões!!




O QUE SÃO AS DST?




As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes.


São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso consistente da camisinha, seja feminina, seja masculina, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e rápida resolução. Outras têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora.
Mulheres, em especial, devem ser bastante atenciosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao profissional médico e/ou enfermeiro. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids. Este também pode ser transmitido pela transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. Algumas DST (aids e sífilis) também podem ser transmitidas da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação.
O tratamento das DST melhora a qualidade de vida da pessoa acometida, interrompe a cadeia de transmissão destas doenças e também diminui o risco de transmissão do HIV/aids, pois as feridas nos órgãos genitais favorecem a entrada do HIV.
O atendimento e a terapia são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.




São doenças transmitidas principalmente pela relação sexual vaginal, oral ou anal, através do contato dos órgãos sexuais com a lubrificação vaginal ou com o sêmen.




Os principais sintomas de DST:



Corrimentos abundantes amarelados ou esverdeados na vagina ou pênis
Mau-cheiro no órgãos genitais
Coceiras ou vermelhidão constantes na virilha, vagina, saco ou pênis
Feridas na agina, saco, pênis ou ânus
verrugas na vagina, pênis, boca, saco ou ânus
bolhas (vermelhidão) na virilha, vagina, saco ou pênis
ardor ao urinar
Dor durante as relações sexuais.



As principais DST:






Como se Prevenir das DST:



A única forma de se proteger das DST é usando camisinha. Tanto a camisinha feminina quanto a camisinha masculina protegem das DST, inclusive a aids.
O diafragma usado junto com o espermicida, evita algumas DST como a candidíase (cândida) e o condiloma (crista de galo), mas não evita as outras DST e nem a aids.




Como tratar uma DST:



Doenças Sexualmente Transmissíveis são doenças sérias que podem trazer vários riscos para a saúde, além da esterilidade, por isso é importante marcar uma consulta médica para tratá-las.
Somente o médico (ginecologista, clínico geral ou urologista) tem condições de fazer exames clínicos e de laboratório que podem avaliar qual a medicação necessária para cada DST. Tomar remédios receitados por farmacêuticos e amigos podem apenas “esconder” os sintomas e fazer com que a doença se torne mais resistente dentro do corpo.




“ Tomar remédios receitados por farmacêuticos e amigos podem apenas “esconder” os sintomas e fazer com que a doença se torne mais resistente dentro do corpo.”




Portanto, lembrando ao sentir o menor sintoma de DST ou ter alguma participação em algum grupo de risco, procure logo uma orientação médica no posto mais proximo de sua casa...NÃO DEIXE PARA DEPOIS....


Lembrando o tratamento é gratuíto pelo SUS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário