Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de abril de 2010

VOCÊ SABE O QUE É HAP??


Ola!! mais uma vez caros leitores e amigos deste Blog, hoje trago aqui uma doença para mim até hoje desconhecida, que conheci por estar trabalhando na Campanha Nacional de Vacinação da Gripe "A" (H1N1), pois a mesma consta como Doença Crônica.

Então tomei a liberdade de pesquisar um pouco sobre ela e fiquei bem assustado com os sintomas e seu dificil diagnóstico por ser facilmente confundida com Asma ou Bronquite.



VOCÊ SABE O QUE (HAP)???


Hipertensão Arterial Pulmonar:


Provoca pressão elevada e progressiva nas artérias pulmonares que transportam o sangue pobre em oxigênio do lado direito do coração para os pulmões.

A HAP aumenta a pressão para o sangue passar pela artéria pulmonar. Isso resulta num esforço cada vez maior do coração para bombear o sangue, o que leva a insuficiência do orgão. Essa é na maioria das vezes a causa da morte dos pacientes.

Geralmente,o sintoma inicial é a falta de ar progressiva. Também pode ser sintomas da doença o cansaço extremo, a vertigem, os desmaios, a dor no peito, a pele azulada, a tosse as vezes com sangue, o inchaço dos tornozelos ou nos pés, o fígado e/ou o abdômen dilatados.


DOENÇA LIMITANTE:


A HAP, afeta crianças, adultos e idosos e tem um enorme impacto nas atividades diárias dos pacientes. A pessoa fica limitada para atividades simples do dia a dia, como caminhar,tomar banho,escovar os cabelos.

Os exames que permitem um diagnóstico correto da doença são a Ecocardiografia,que verifica a disfunção do coração direito, e o cateterismodo coração direito, que mede a pressão arterial pulmonar.

O tratamento, à base de medicamentos, melhora os sintomas, mas a doença ainda não tem cura. O diagnóstico é dificil, porque os sintomas podem ser confundidos com asma e bronquite.

Portanto, é uma doença muito preocupante pelos seus sintomas serem faceis de ser confundidos com outras patologias.

Fonte: Equipe de Saúde Santa Casa - (Cardiologista Gisela Meyer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário