Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de março de 2010

PARA NOSSA CATEGORIA REFLETIR!!!


Bem caros colegas, venho hoje repassar a todos vocês mais alguns absurdos que acontecem em nossa profissão tão honrosa, como muitos assim a classificam, se fizermos uma comparação com nosso salario hoje e o que um ACS começará ganhando em Taúbaté e de ficar muito chateado....

Por tanto devemos sim é nos UNIR para cobrar o que é nosso por direito.

Tá na hora de chamar para sentar e converssar com nosso Gestor Municipal.... e somente com ele....

Veja a materia asseguir:


ABERTA INSCRIÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO PARA CARGO DE AGENTE DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE TAÚBATÉ-SP
29/03/2010
Prefeitura de Taubaté abre concurso para Agente Comunitário de Saúde
A Prefeitura de Taubaté abre no próximo dia 5 de abril inscrições para concurso público visando ao preenchimento de 79 vagas de Agentes Comunitários de Saúde. As inscrições poderão ser feitas até o dia 9 de abril, somente pela internet, no endereço http://www.taubate.sp.gov.br/ - onde se encontra disponível o edital completo do concurso.

Os requisitos básicos para participar do concurso é que os interessados residam na área da comunidade em que irão atuar e que possuam ensino fundamental completo. O concurso será dividido em duas etapas – a primeira, com a prova objetiva, prevista para o dia 25 de abril; a segunda etapa se constituirá no curso de formação de Agentes Comunitários de Saúde, no período de 8 a 15 de maio, que contará com avaliações teórica e objetiva.
A taxa de inscrição é de R$ 30,00. O salário do Agente Comunitário de Saúde é de R$ 790,00 com mais 20% de adicional de insalubridade.

È no mínimo um tanto contraditório, fico Feliz por saber que existem Municipios que reconhecem o nosso trabalho, mas no entanto é frustrante você trabalhar a mais tempo na profissão e nem chegar perto deste sálario inicial...

No entanto hoje descobri mais uma atitude abominavél com nossa categoria ainda existe Gestor Municipal que se faz de desentendido....para passar bem...

E lá em casa temos que fazer mágica para vencer as contas mensais...



Visando à contratação temporária de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate a endemias, foi publicado no último sábado os editais para o processo seletivo da prefeitura.O candidato aprovado para ambas as áreas terá um contrato de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.

É no mínimo revoltante....

Comentem!!!!




sábado, 27 de março de 2010

UM POUCO DE JUSTIÇA!!!!


Pois bem, caros leitores e leitoras deste blog, gostaria de deixar no registro destas linhas, algumas palavras como Pai, Homem, como membro de uma sociedade enfim...

O que dizer!!! Quem sou Eu para julgar, mas realmente da náuses...só em pensar que um pai possa ter realmente feito aquilo com a própria filha um ANJO.. com um ar tão doce....

Mas 31 anos é muito pouco.... para Alexandre Nardoni ,
26 anos para Ana Carolina Jatobá também é muito pouco...

Mas vivemos em um país que não admite pena de MORTE...

Não podem ser gente estas criaturas...tão frias, parecem feitas de GELO ou sem CORAÇÃO!!!!

Se os Advogados de defeza tivessem vergonha na cara nem pensariam em recorrer de sentença alguma!!

Mas como se diz passou...agora a vida deve retornar a seu curso normal...a lacuna aberta pela perda...ficará para sempre no coração daquela MÃE, mas como é de costume O TEMPO É O MELHOR REMÉDIO....

Espero que pelo menos para alguma coisa tudo isto tenha servido de EXEMPLO...

AME MAIS...NÃO TENHA VERGONHA DE DIZER EU TE AMO....BEIJE ABRAÇE QUEM VOCÊ AMA...NÃO PERCA TEMPO COM A RAIVA O ÓDIO, PELO CONTRARIO GANHE MAIS TEMPO PARA O AMOR A QUEM VOCÊ ACHE QUE MEREÇA....

Tenham todos um lindo final de semana.....

terça-feira, 23 de março de 2010

VACINAÇÃO EM PLENO VAPOR!!


Bem pessoal, está a pleno vapor como se diz a Vacinação em nossas Unidades de Saúde em Estância Velha, principalmente em nossa querida Unidade do Bairro Bela Vista, lembrando que nosso horário de atendimento para vacinas ficou estipulado:

DAS 16:00 HRS ATÉ AS 19:00 HRS

DE SEGUNDA á SEXTA-FEIRA.

Lembramos que nestes horários serão atendidos somente VACINAS DA GRIPE "A".

Deixo aqui meus parabéns para toda nossa Equipe do Bela Vista que está bem engajada nesta Campanha importântissima... e também a todos os Colegas das outras Unidades de Saúde de nosso Municipio.

PORTANTO, FIQUE LIGADO NAS DATAS E NÃO ESQUEÇA DE VACINAR-SE, POIS LOGO O INVERNO ESTARÁ AI!!!!

Forte abraço a todos...

quinta-feira, 18 de março de 2010

VACINA CONTRA INFLUENZA (H1N1)...


Ola pessoal venho hoje aqui para falar de um assunto muito importante e delicado ao mesmo tempo...

Existe uma franca campanha na internet contra a vacina da Gripe H1N1, peço a todas as pessoas saberem filtrar com muita atenção a estas informações, pois existem pessoas maldosas brincando com a vida das outras pessoas, a vacina é segura sim e devemos nos prevenir fazendo a vacinação nos prazos estabelecidos pelos Orgãos de Saúde competentes.

Por isso não posso deixar de fazer algumas publicações neste blog para lembrar tal importância desta vacina.


AVISO:


Uma avalanche de e-mails tem circulado dizendo que a vacinação contra a nova gripe pode ser uma grande conspiração para reduzir a população do planeta. A mensagem mais veiculada, dizendo que a vacina contém substâncias tóxicas, foi enviada ao G1 por dezenas de leitores.

O e-mail foi enviado ao Ministério da Saúde, que negou as informações. “Mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com essa vacina no Hemisfério Norte, sem qualquer efeito colateral grave. A vacina é eficaz, segura e protege a população”, diz o órgão federal em nota enviada ao G1. “E-mails e boatos irresponsáveis como esses ocorrem em todas as campanhas realizadas pelo mundo.”


PREVENÇÃO


Campanha Influenza A (H1N1)(GRIPE)

Quanto mais prevenção, mais proteção – essa é a mensagem da campanha informativa sobre a influenza A (H1N1) que foi lançada pelo Ministério da Saúde.

O objetivo é orientar e incentivar a população a cultivar hábitos de higiene, principalmente para se prevenir da gripe pandêmica. É fundamental que as pessoas mantenham as medidas de higiene pessoal para evitar a infecção pelo vírus.


A campanha será dividida em três etapas:


-A primeira tem foco na prevenção e será veiculada de 22 de fevereiro a 21 de maio.


-A segunda fase, entre 5 e 14 de março, terá mensagens de preparação e esclarecimento da população, principalmente com relação aos grupos prioritários para receber o imunizante.


-E a terceira fase, convocando as pessoas desses grupos para se vacinarem, será veiculada de 15 de março a 21 de maio.


Saúde inicia campanha para orientar população sobre vacina contra gripe pandêmica.


Filmes com o ator Marco Nanini informam sobre os públicos que devem ser imunizados e cronograma de vacinação. Pessoas poderão ser informadas das datas por e-mail.

Veiculação das peças começa nesta quinta-feira, em todo o país A segunda fase da campanha publicitária do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra gripe A(H1N1) começa a ser veiculada em todo o país nesta quinta-feira (4/3) e vai até o dia 14 de março.

Em dois filmes diferentes, o ator Marco Nanini esclarece a população sobre o calendário da estratégia de vacinação e a definição dos sete públicos prioritários para a vacinação.

Na internet, as pessoas poderão optar por serem avisadas, via e-mail, da data de vacinação de cada um dos grupos prioritários.

Na página do Ministério da Saúde, o internauta poderá cadastrar seu endereço eletrônico e selecionar a data de vacinação do grupo ao qual ele pertence ou tem interesse.

O serviço estará acessível também em sites comerciais onde a campanha será veiculada.

O cadastro via e-mail estará disponível a partir de 8 de março.Serão distribuídos, ainda, 100 mil cartazes e 1 milhão de folders com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia-a-dia.

A estratégia nacional de vacinação será realizada entre 8 de março e 21 de maio, dividida em sete etapas, cada uma voltada para um público específico.

Entre os dias 8 e 19 de março, serão vacinados apenas indígenas e profissionais de saúde.

No período entre 15 de março e 21 de maio, será veiculada a terceira fase da campanha, com peças específicas convocando os diferentes públicos para a imunização contra gripe pandêmica.

No Brasil, a vacina está indicada para sete públicos prioritários: trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, indígenas, gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3, crianças de seis meses a menos de dois anos, adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos (veja cronograma abaixo).

Os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Eles foram definidos em parceria com representantes de sociedades científicas, estados e municípios e entidades de classe.

Os critérios para definição dos públicos prioritários levaram em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), os dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte.

Ao todo, haverá vacinas disponíveis para 91 milhões de pessoas.

A expectativa é vacinar pelo menos 80% desse público.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO :

Além da publicidade voltada para a vacinação, o Ministério da Saúde divulga, desde o dia 22 de fevereiro, campanha de prevenção da gripe pandêmica, orientando os brasileiros sobre as formas de se proteger da doença.

Com o slogan Quanto mais prevenção, mais proteção, as peças mostram situações do dia a dia e apontam os cuidados básicos de higiene para evitar contrair ou transmitir a doença.

Entre as principais mensagens estão a importância de lavar as mãos com frequência, de não compartilhar alimentos e objetos pessoais e de cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Além de mensagens gerais, o Ministério da Saúde optou por produzir filmes específicos para crianças e jovens com jingles que chamam a atenção desse público.

Também foi produzido material para rádio.

As peças da campanha já veiculadas ou em veiculação estão disponíveis no Portal Saúde – www.saude.gov.br.

São 125 mil cartazes e 1 milhão de folders.

Todo material impresso das duas campanhas é enviado às Secretarias Estaduais de Saúde, que farão a distribuição aos municípios.

No Norte e Nordeste, onde o período de chuvas concentra-se no primeiro semestre do ano, a campanha publicitária voltada para prevenção de gripe pandêmica foi antecipada.

As peças publicitárias começaram a ser veiculadas nessas duas regiões no dia 8 de fevereiro.


CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS
Grupos Prioritários
Data da vacinação
Trabalhadores da rede de atenção à saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia
08/03 a 19/03

Indígenas
Gestantes (mulheres que engravidarem após esta data poderão ser vacinadas nas demais etapas da campanha)
22/03 a 02/04

Doentes crônicos – veja lista abaixo (Idosos com doenças crônicas serão vacinados em data diferente, durante a campanha anual de vacinação contra a gripe sazonal.)
22/03 a 02/04
Crianças de seis meses a menores de dois anos

22/03 a 02/04

População de 20 a 29 anos

05/04 a 23/04
CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO DO IDOSO Pessoas com mais de 60 anos vacinam contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a gripe pandêmica.

24/04 a 07/05
População de 30 a 39 anos
10/05 a 21/05

ALGUMAS DOENÇAS CRÔNICAS PARA VACINAÇÃO (os pacientes devem consultar o médico antes de tomar a vacina para esclarecer dúvidas e receber orientações) Segunda etapa – De 22 de março a 2 de abril • Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos); • Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar); • Asmáticos (formas graves); • Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; • Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular); • Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico); • Diabetes mellitus; • Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral); • Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise); • Doença hematológica (hemoglobinopatias); • Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki); • Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca; • Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

Portanto pessoal, ainda esta semana estarei postando mais informações sobre esta CAMPANHA DE VACINAÇÃO MUITO IMPORTANTE...

Um fraterno abraço a todos ...

sábado, 13 de março de 2010

FOTOS DIA DA MULHER UNIDADE BELA VISTA!!

Bem pessoal, hoje dia 13 de Março de 2010, temos uma postagem bem diferente, nós do Posto Bela Vista, abrimos a Unidade para uma atividade diferenciada pela passagem do dia da MULHER, foram oferecidos varios serviços e algumas terapias, para as mulheres que trabalham fora e tem dificuldades, para serem atendidas em horário comercial...uma ótima iniciativa desta equipe que está sempre voltada para melhor atender sua comunidade.
algumas atividades proporcionadas:
Coleta de Preventivo (Pré-câncer)
Palestra sobre ervas (chás)
Reiki
Massagem
Atendimento Odontológico
Aromáterapia
E também na ocasião foi proporcionado um belo café da manhã com 100% de doações dos comercios locais...

MULHER SER MARAVILHOSO, ENCANTADOR E FORTE... PARABÉNS......

NOSSA SECRETÁRIA DE SAÚDE FEZ UMA VISITA E IMPRESSIONOU-SE...
E NA OUTRA FOTO JUNTOS COM ELA ESTÃO ENFª JANAÍNA E DRª ANA CORSO (ODONTO)




NOSSA COORDENADORA ENFª VERIDIANA

DECORAÇÃO FICOU NO CAPRICHO...



































EQUIPE DE APOIO...






























































DRª MELISSA EM ATENDIMENTO



PALESTRA DAS ERVAS FOI UM SUCESSO















CLÁUDIO EM ATENDIMENTO DE REIKI




COLETA DE PREVENTIVO

















ELAINE COM ATENDIMENTO DE MASSAGEM







HUM..QUE DELICIA DE CAFÉ DA MANHÃ..
















































UMA RECEPÇÃO CHEIA DE INFORMAÇÕES





























PESSOAL CHEGOU CEDO....















NOSSO RELÓGIO DAS ERVAS...









VISTA PARCIAL DE NOSSA USF











































sexta-feira, 12 de março de 2010

MANIPULAÇÕES...CUIDADO!! (PISO ACS JÁ)!!!!


Pois bem caros leitores deste blog, estas são perguntas e afirmações que estão me deixando de cabelos em pé!!!

A fonte destas informações é confiavél, pois devemos é analizar bem todos os candidatos e todos seus movimentos bem de perto para não cairmos em nenhuma armadilha eleitoral neste pleito que se aproxima em 2010, saber bem quem é e qual suas reais intenções para com o povo desta nação...

DEVEMOS ESTAR DE OLHOS BEM ABERTOS....


NOTICIA:

Ilimar Franco: Lula deve se licenciar para ajudar Dilma!!
Sarney assume!
Publicada em 03/03/2010
O Globo




"LULA" DEVE SE LICENCIAR PARA AJUDAR DILMA!!


SARNEY ASSUMIRÁ A PRESIDÊNCIA DO BRASIL!!


BRASÍLIA e RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se licenciar do cargo, nos meses de agosto e setembro, para participar ativamente da campanha daministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência, informa Ilimar Franco:coluna Panorama Político, no GLOBO. Segundo o colunista, o presidente Lula quer evitar problemas com a JustiçaEleitoral e se dedicar integralmente à tarefa de eleger seu sucessor. Com isso, opresidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que não disputa as eleições,voltará temporariamente à Presidência da República. O vice José Alencar e opresidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), deverão ser candidatos enão poderiam assumir o cargo. ( O que você acha de Sarney assumir a Presidência? Opine! ) Ainda de acordo com a coluna, a coordenação da campanha de Dilma tambémestá preocupada com a visibilidade da candidata nos meses de abril e maio,considerados delicados, porque ela estará fora do governo e não poderá seexpor ao lado do presidente. Para preencher o vazio até as convençõespartidárias de junho, a coordenação está articulando eventos com partidos,empresários, trabalhadores e movimentos sociais em várias regiões do país.A intenção é ocupar a mídia regional. Há cerca de duas semanas, no congresso que aclamou Dilma pré-candidata do PT à Presidência ,Lula afirmou que sua prioridade este ano é elegê-la presidente. - Eleger a Dilma é uma das coisas mais importantes do meu governo.Para dar continuidade às coisas boas. Eleger Dilma não é coisa secundáriapara o presidente da República, é coisa prioritária na minha vida este ano -afirmou na ocasião.

AGORA VEJAM BEM O QUE PODE ACONTECER COM NOSSA PEC CASO NÃO NOS COLOQUEMOS EM TOTAL ESTADO DE ALERTA E VIGIA....

LEIA COM ATENÇÃO!!!

SEMPRE ESTÃO TENTANDO DISVIAR AS ATENÇÕES PARA FAZER O QUE BEM QUEREM!!

DEVEMOS ESTAR SEMPRE ATENTOS!!!


Líderes decidem nesta quarta se serão votadas PECs até as eleições


Base aliada aponta preocupação em fazer alterações na Constituição em ano eleitoral, diante de lobbies constantes na Câmara pressionando pela votação de PECs. Líderes também apresentarão lista de prioridades para o semestre.
A proposta de suspender as votações de PECs foi apresentada pelo líder do governo, Cândido Vaccarezza.
Os líderes partidários vão promover até esta quarta-feira (10) uma consulta com as bancadas para decidir se suspendem a votação de propostas de emenda à Constituição (PECs) até o final das eleições (o segundo turno será realizado no dia 31 de outubro). O resultado da consulta será levado para uma reunião com o presidente da Câmara, Michel Temer, marcada para as 14 horas desta quarta.A proposta foi apresentada ao Colégio de Líderes nesta terça-feira pelo líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Segundo Temer, durante a reunião, alguns líderes da base aliada manifestaram preocupação com os lobbies que nas últimas semanas vêm pressionando os deputados para a votação de PECs, como o dos policiais civis e militares e o dos donos de cartórios.Os líderes teriam demonstrado inquietação com a perda de controle da pauta, com os grupos impondo o ritmo de votação na Câmara. Também houve preocupação com a promoção de mudanças na Constituição em ano eleitoral.O presidente da Câmara informou que, se os deputados decidirem manter a deliberação de PECs neste semestre, ele vai submeter cada matéria à análise das lideranças, que então dirão se concordam ou não em colocá-la em votação.Temer negou que a suspensão de votação de PECs agora signifique um ‘congelamento’ dos trabalhos legislativos. “Ainda há muitas matérias que precisam ser votadas. E essa paralisação será temporária”, afirmou.Controle retomadoO líder do DEM, deputado Paulo Bornhausen (SC), não quis adiantar qual sua posição sobre a proposta de paralisar a votação das PECs. Ele espera ouvir primeiro os 55 deputados da legenda. Porém, ele reconheceu que a proposta tem como objetivo restabelecer o controle da pauta pelos líderes.Segundo ele, este começo de ano tem sido marcado pela presença constante de lobbies na Câmara, pressionando para a votação de matérias específicas. “A gente não consegue mais andar em uma dependência da Casa sem ser assediado por alguém. Ao zerar a pauta agora, poderemos fazer um trabalho mais organizado. Os líderes estão querendo neste momento uma decisão colegiada, coletiva”, afirmou.
Como parte desse esforço de retomar a pauta, os deputados decidiram também que cada líder vai apresentar na reunião desta quarta-feira cinco projetos prioritários para este semestre. Com base nas matérias, eles vão preparar uma pauta para os próximos meses. A Câmara tem atualmente 15 líderes de partidos, além dos líderes do governo e da minoria.
CríticaO líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), adiantou que não concorda com a suspensão da votação das PECs. “Entendo isso como um congelamento da política. Uma coisa é votar a PEC dos Cartórios, outra é votar a emenda do trabalho escravo”, disse Valente, referindo-se à PEC 438/01, que prevê a expropriação de áreas onde for constatado o trabalho escravo.Para Valente, as PECs de relevância social continuariam mantidas no Plenário. As demais seriam negociadas caso a caso.
Reportagem – Janary Júnior
OBS: FAÇAM SEUS COMENTARIOS, POIS SÓ ASSIM SABEREI VOSSAS OPINIÕES...

quarta-feira, 10 de março de 2010

SONHOS...


Não sou um poeta ou escritor apenas, uso o coração e sinto necessidade de expressar em palavras sentimentos e passagens que todos nós vivenciamos enquanto andamos sobre esta linda Terra....

Portanto fico feliz se agrado e peço desculpa a quem eu não agradar mas me senti a vontade para publicar este artigo que me veio nos pensamentos....


SONHOS....


Uma vez pensei que podia tudo, acreditava que todos os meus sonhos se realizariam em apenas um estralar de meus dedos, tinha oito anos, e queria ter dezoito, e posso afirmar certas coisa realmente num estralar ou piscar de olhos acontece...
Então, quando sem quase perceber lá estava eu maior de idade com o coração cheio de sonhos e anseios, mal cabia em mim... o céu seria o limite se não tivesse cometido apenas um erro que na época para mim era pequenino, havia interrompido os ESTUDOS.
Ora era “homem” precisava seguir os passos de meu velho pai...
Ser mais um trabalhador, não que isto é uma ofensa de jeito algum é honradíssimo....mas as vezes quando não programamos as coisas a vida nos coloca em calças justas.
O amor.... ele veio com a forma mais bela e doce como um favo de mel que as abelhas e a mãe natureza poderia ter criado, tinha o formato de FADA.
E floresceu e rendeu frutos..., e lindos frutos , mas faltava solidez, segurança que lá atrás eu havia abandonado.....
Então veio a insegurança, o medo, a dor e com isto o mais importante “A LIÇÃO QUE TODOS PRECISAMOS APRENDER” ,
Sem esmorecer fui a luta...
Construí meu próprio destino... estudei, aprendi, amadureci, paguei o preço...
Hoje estou aqui sigo em franca expansão de conhecimentos e desafios, pode ser que ainda demore, mas, chegarei aonde marquei meu ponto de chegada...pode ser que leve ainda algum tempo, mas tempo todos nós temos, basta querer, basta se programar, o maior inimigo de nós mesmos somos nós, não devemos culpar ninguém em nossa trajetória por nossos equívocos e sim a nós ....
O futuro a nós pertence basta termos DEUS no coração e acreditar e termos no criador....
Já parou para pensar qual é seu verdadeiro propósito aqui nesta Terra?....
Arrume um tempo para você, não tenha medo...levante sua cabeça e veja você mesmo como um grande vencedor de seus sonhos...
Mas não esqueça apenas sonhe o seu sonho e não o dos outros, pois cada sonho é individual de cada ser humano....
Dentre meus sonhos alguns já se realizam...
Só em poder com dignidade dar estudo a os meus frutos maravilhosos (filhos), isto me realiza.
Um HOMEM realizado é um HOMEM feliz e FELICIDADE é a chave de todo o sucesso do ser humano...
Poder envelhecer ao lado de minha FADA é um outro sonho...
E obter meu diploma de graduação há este sim, é uma sonhada vitória.
Pensam que desisti!!!
Enganam-se quem acredita que sim, pois luto e lutarei todos os dias de minha existência para esta realização!!
“Ninguém precisa viver e fazer coisas que aqui eu descrevi, pois estes são apenas alguns sonhos que tenho...não sou exemplo e não quero ser.
Apenas espero que esta mensagem seja entendida e repassada aquém ela tocar no coração....
NÃO DESISTA JAMAIS, POIS UM HOMEM OU UMA MULHER SEM SONHOS É COMO UM FRASCO DE PERFUME SEM ESSENCIA É APENAS AGUA QUE NÃO TEM CHEIRO....FALTA ALGO!!!!

Por: Cláudio Xavier

terça-feira, 9 de março de 2010

AS METAS COM CERTEZA SERÃO CUMPRIDAS, MAS O RECONHECIMENTO É APROVAR O PISO SALARIAL!!



Acredito sim que nós Agentes de Saúde podemos alcançar este número que nos é imposto pelas autoridades de Saúde, pois somos uma classe muito unida e competente no que fazemos, porque ser AGENTE DE SAÚDE é trabalhar com o CORAÇÃO,DEDICAÇÃO,AMOR E MUITO PROFISSIONALISMO, sei que não é uma tarefa fácil como muitos acham....só quem vive o nosso dia à dia sabe de nossas dificuldades e nossas frustrações quando não conseguimos nossos objetivos com a comunidade por falhas no poder público, mas somos GUERREIROS E NÃO DESISTIMOS,


Cada dia é um novo dia e estamos lá sempre prontos para nos dedicar a nossas comunidades, então apreciem esta leitura que vos repasso para trazer mais informação de quanto somos importantes no PSF E NAS COMUNIDADES e não devemos jamais nos sentir-mos inferiores a ninguém e com certeza nosso PISO SALARIAL SERÁ APROVADO O MAIS RÁPIDO POSSIVÉL...FORÇA...COLEGAS ESPALHADOS POR TODO ESTE BRASIL E EM ESPECIAL AQUI DO NOSSO RIO GRANDE DO SUL!!!





Na avaliação do governo brasileiro e do escritório do Unicef no Brasil, diz o Ministério, o país conseguirá reduzir em dois terços os índices de mortalidade na infância e atingirá uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011 - quatro anos antes do prazo. O índice geral brasileiro previsto será de 14,4 mortes para cada grupo de mil crianças menores de um ano de idade.


DIRETRIZ:
A expansão e a qualificação da atenção básica, organizadas pela estratégia Saúde da Família, compõem parte do conjunto de prioridades políticas apresentadas pelo Ministério da Saúde e aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde. Esta concepção supera a antiga proposição de caráter exclusivamente centrado na doença, desenvolvendo-se por meio de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho em equipes, dirigidas às populações de territórios delimitados, pelos quais assumem responsabilidade.

Os princípios fundamentais da atenção básica no Brasil são: integralidade, qualidade, eqüidade e participação social. Mediante a adstrição de clientela, as equipes Saúde da Família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a co-responsabilidade destes profissionais com os usuários e a comunidade. Seu desafio é o de ampliar suas fronteiras de atuação visando uma maior resolubilidade da atenção, onde a Saúde da Família é compreendida como a estratégia principal para mudança deste modelo, que deverá sempre se integrar a todo o contexto de reorganização do sistema de saúde.

GESTÃO
O Departamento de Atenção Básica (DAB), estrutura vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde, no Ministério da Saúde, tem a missão institucional de operacionalizar essa política no âmbito da gestão federal do SUS. A execução dessa política é compartilhada por estados, Distrito Federal e municípios. Ao DAB cabe, ainda, desenvolver mecanismos de controle e avaliação, prestar cooperação técnica a estas instâncias de gestão na implementação e organização da estratégia Saúde da Família e ações de atendimento básico como o de Saúde Bucal, de Diabetes e Hipertensão, de Alimentação e Nutrição, de Gestão e Estratégia e de Avaliação e Acompanhamento

Saúde da Família



A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.

Equipes de Saúde



O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 mil a 4 mil e 500 pessoas ou de mil famílias de uma determinada área, e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à saúde. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se: como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e de qualidade; por realizar atividades de educação e promoção da saúde.E, ainda: por estabelecer vínculos de compromisso e de co-responsabilidade com a população; por estimular a organização das comunidades para exercer o controle social das ações e serviços de saúde; por utilizar sistemas de informação para o monitoramento e a tomada de decisões; por atuar de forma intersetorial, por meio de parcerias estabelecidas com diferentes segmentos sociais e institucionais, de forma a intervir em situações que transcendem a especificidade do setor saúde e que têm efeitos determinantes sobre as condições de vida e saúde dos indivíduos-famílias-comunidade.

Agentes Comunitários de Saúde



O Programa de Agentes Comunitários de Saúde é hoje considerado parte da Saúde da Família. Nos municípios onde há somente o PACS, este pode ser considerado um programa de transição para a Saúde da Família. No PACS, as ações dos agentes comunitários de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor lotado em uma unidade básica de saúde.Os agentes comunitários de saúde podem ser encontrados em duas situações distintas em relação à rede do SUS: a) ligados a uma unidade básica de saúde ainda não organizada na lógica da Saúde da Família;e b) ligados a uma unidade básica de Saúde da Família como membro da equipe multiprofissional. Atualmente, encontram-se em atividade no país 204 mil ACS, estando presentes tanto em comunidades rurais e periferias urbanas quanto em municípios altamente urbanizados e industrializados.

Valorização Profissional



O Ministério da Saúde reconhece e valoriza a formação dos trabalhadores como um componente para o processo de qualificação da força de trabalho no sentido de contribuir decisivamente para a efetivação da política nacional de saúde. Essa concepção da formação busca caracterizar a necessidade de elevação da escolaridade e dos perfis de desempenho profissional para possibilitar o aumento da autonomia intelectual dos trabalhadores, domínio do conhecimento técnico-científico, capacidade de gerenciar tempo e espaço de trabalho, de exercitar a criatividade, de interagir com os usuários dos serviços, de ter consciência da qualidade e das implicações éticas de seu trabalho.

Desafios Institucionais



Como desafios institucionais para expandir e qualificar a atenção básica no contexto brasileiro destaca-se:1 - a expansão e estruturação de uma rede unidades básicas de saúde que permitam a atuação das equipes na proposta da saúde da família;2 - a contínua revisão dos processos de trabalho das equipes de saúde da família com reforço as estruturas gerenciais nos municípios e estados;3 - a elaboração de protocolos assistenciais integrados (promoção, prevenção, recuperação e reabilitação) dirigidos aos problemas mais freqüentes do estado de saúde da população, com indicação da continuidade da atenção, sob a lógica da regionalização, flexíveis em função dos contextos estaduais, municipais e locais;4 - ações que visem o fortalecimento das estruturas gerenciais nos municípios e estados com vistas a: programação da atenção básica, supervisão das equipes, supervisão dos municípios, supervisão regional, uso das informações para a tomada de decisão;5 - revisão dos processos de formação. educação em saúde com ênfase na educação permanente das equipes, coordenações e gestores;6 - a definição de mecanismos de financiamento que contribuam para a redução das desigualdades regionais e para uma melhor proporcionalidade entre os três níveis de atenção;7 - a institucionalização de processos de acompanhamento, monitoramento e avaliação da atenção básica;8 - ações articuladas com as instituições formadoras para promover mudanças na graduação e pós-graduação dos profissionais de saúde, de modo a responder aos desafios postos pela expansão e qualificação da atenção básica, incluindo aí a articulação com os demais níveis de atenção.Desempenho- Modelo de Atenção à Saúde do Brasil é referência internacional.- Estratégia Saúde da Família como desenhada no caso Brasileiro é destaque e modelo para outros países.- Atenção Básica em Saúde é a pauta política dos gestores públicos.- A estratégia Saúde da Família está consolidada nos municípios brasileiros.- Estudos acadêmicos em curso demonstram que a Saúde da Família no período de 1992 a 2002 apresenta indicadores animadores como a redução da mortalidade infantil.- Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade de São Paulo e Universidade de Nova York, demonstra que a cada 10% de aumento de cobertura o índice de mortalidade infantil cai em 4,6%.- Aumento da satisfação dos usuários quanto ao atendimento recebido resultado das mudanças das práticas das equipes de saúde.



Responsabilidades das Esferas Gestoras em Atenção Básica



Federal- Elaborar as diretrizes da política nacional de atenção básica;- Co-financiar o sistema de atenção básica;- Ordenar a formação de recursos humanos;- Propor mecanismos para a programação, controle, regulação e avaliação da atenção básica;- Manter as bases de dados nacionais.



Estadual- Acompanhar a implantação e execução das ações de atenção básica em seu território;- Regular as relações inter-municipais;- Coordenar a execução das políticas de qualificação de recursos humanos em seu território;- Co-financiar as ações de atenção básica;- Auxiliar na execução das estratégias de avaliação da atenção basica em seu território.



Municipal- Definir e implantar o modelo de atenção básica em seu território;- Contratualizar o trabalho em atenção básica;- Manter a rede de unidades básicas de saúde em funcionamento (gestão e gerência);- Co-financiar as ações de atenção básica;- Alimentar os sistemas de informação;- Avaliar o desempenho das equipes de atenção básica sob sua supervisão.

POR ISSO SEMPRE DIGO "RECEBA BEM SEU AGENTE DE SAÚDE" ELE PODE AJUDAR A FAZER UMA GRANDE MUDANÇA PARA MELHOR EM SUA VIDA E DE SUA FAMILIA!



segunda-feira, 8 de março de 2010

MULHER.....


Bem como ja venho fazendo homenagens desde a semana passada deixo aqui mais um momento para reflexão e homenagear todas as mulheres espero que apreciem é simples mas de coração...


MULHER...


Mulheres para nunca serem esquecidas...

Maria de Nazaré (Mãe de Jesus)
Dalila (Sansão)
Cleópatra (Rainha Egípcia)
Helena (de Tróia)
Margareth Taicher (Dama de Ferro, 1ª Ministra Britânica)
Elisabeth II (Rainha da Inglaterra)
Madre Tereza de Calcutá (Freira)
Irmã Dulce (Freira)
Zilda Arns (Pastoral da Criança)
Minha Mãe, sua Mãe e a Mãe de tantas outras pessoas por este mundo afora....,


“MULHER”, seis letrinhas mas de uma dimensão infinita, que da forma a um ser com um dom inigualável o “Dom da Vida”.

SER AMOROSO;
SER CORAJOSO;
SER FORTE;
SER FRAGIL;
SER AMADO;
SER VENERADO...


Ficaria aqui horas e horas a fio descrevendo adjetivos e qualidades e tantas outras coisas....
Mas hoje 08 de Março “DIA INTERNACIONAL DA MULHER”, não poderiamos deixar passar em branco, pelo contrario deveríamos nos redimir e reverenciar a todas elas...
Desejo muita Saúde, Paz,Amor....
A minha Mãe,Esposa,Filha,Tias, Primas,Colegas de trabalho,Amigas,Leitoras deste Blog e a TODAS AS MULHERES DO MUNDO INTEIRO...
FELIZ DIA 08 DE MARÇO!!!
Que aqueles exemplos que citei no inicio deste texto de mulheres de Amor incondicional, garra e personalidades marcantes que fazem parte da historia mundial se repitam sempre em todos os cantos do planeta.
Porque sempre após o gesto da mulher de dar a vida pode vir um HOMEM para ajudar a melhorar nosso planeta;

PARABÉNS......

sexta-feira, 5 de março de 2010

APENAS UMA PEQUENA HOMENAGEM AS MULHERES...


Com todo respeito aos leitores deste blog, mas hoje faço uma simples mas de todo o coração para as mulheres de todo planeta...


História do 8 de março...

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.


Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Marcos das Conquistas das Mulheres na História :

· 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
· 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
· 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
· 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
· 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
· 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
· 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
· 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
· 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
· 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
· 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres


Canção das mulheres


Que o outro saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais. Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.

Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor.

Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso.

Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes.

Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais.

Que o outro sinta quanto me dóia idéia da perda, e ouse ficar comigo um pouco - em lugar de voltar logo à sua vida.

Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo ''Olha que estou tendo muita paciência com você!''

Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize.

Que se eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire.

Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.

Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher.


Autoria: Lya Luft


Minha homenagem...

Bem não sou bom nas rimas e poesias apenas deixei minha imaginação me levar são palavras simples mas são de coração espero que gostem...


SER MULHER...


Ser mulher é ser tudo, condensado em delicados frascos de poesia.

Ser mulher é parir com lágrimas de amor e alimentar seu rebento com sua própria sina;

Ser mulher é um encontro com o divino, ser a mãe redentora que acalenta o filho, independente de sua idade;

Ser mulher é ambicionar o mar, e navegar infinitamente sem fronteiras;

Ser mulher é rezar o terço, e ocultar as chagas íntimas das tristezas;

Ser mulher é sorrir com dentes pálidos, e ver as rugas brotando como sementes orgulhosas;

Ser mulher é lacunar seus medos, não sentir o pendor nos seios, nem o útero à mostra;

Ser mulher é algo cármico, delicado e tão voraz;como um buquê de rosas;

Ser mulher é ser poesia ao acaso, e ser amante dos ventos de outro mar...

Ser mulher é sorrir nas horas tristes e chorar nas alegres só pra dar o que falar;

Ser mulher é jorrar o sangue que traz vida, numa alma parida, sob as chamas da paixão;

Ser mulher é ser virgem impassível e nebulosa e invencível sob a luz na escuridão!

Ser mulher é sair dos artifícios, ser verdadeira sem os vícios...

Na intensidade d'emoção!


Parabéns mulheres seres divinos que nós homens não sabemos viver sem....

quinta-feira, 4 de março de 2010

DUAS REUNIÕES EM UM SÓ DIA E MUITO APRENDIZADO!!!

Pois bem, carissimos (a) leitores, o dia de ontem foi bastante agita no seu fim de tarde para algumas pessoas da Saúde do bairro Bela Vista e Servidores Municipais, ja vos explico porque!!
Ontem ás 18:30 hrs foi a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Local de Saúde do Bairro Bela Vista em Estância Velha, Foi colocado varios assuntos em pauta, mas entre eles estava o Projeto do Técnico em Enfermagem Paulo Renato Teixeira, que visa melhorar e desafogar o atendimento gigantesco do nosso Hospital Municipal e também trazer mais saúde para os moradores da USF Bela Vista.
Sua proposta é simples, seria aumentar o horário de atendimento das 07:00 ás 19:00hrs, assim dividindo a equipe em dois turnos para melhor atender aqueles que trabalham e não podem consultar. Pois hoje os postos de saúde do municipio funcionam das 8:00 ás 17:00hrs fechando ao meio dia.
Então foi exposto o projeto perante o conselho local e na ocasião fez-se presente a Secretária de Saúde Srª Selma Kley e Dona Maria José, no entanto alguns pontos foram levantados como incompleto, tais como a não citação na equipe de saúde dos Agentes de saúde e problemas com carga horária, nada que com uma boa conversa fique esclarecido e concertado.
Gostaria de deixar claro aqui que os Agentes de Saúde foram consultados sobre o projeto e muitos acreditam ser um projeto muito viavél. É claro que não respondo por todos....
Por parte da Secretária de Saúde e Conselho Local , achou-se por melhor rever o projeto aprimora-lo e reapresentar este o mais breve possivel para sua aprovação e tenho certeza que será aprovado.
Fica aqui registrado todo meu apresso por este colega Srº Paulo Renato Teixeira, que continue sempre tendo estas idéias maravilhosas sempre para melhorar o atendimento a nossa comunidade.

SEGUNDA REUNIÃO NO MESMO DIA!!!
Pois bem, tão logo terminou a reunião do conselho local eu e alguns colegas na maioria Agentes de Saúde e o Paulo Teixeira, fomos para a outra reunião da noite, esta na Câmara de Vereadores
juntar-se aos colegas Servidores Municipais para definir sobre nosso aumento salarial.
Fazia presente o Srº Prefeito José Waldir Dilkin, após algumas colocações assim ficou decidido:
Formação de uma comissão por classe para discutir uma Reclassificação Municipal dos Servidores assegurada pelo nosso Prefeito e assinado este compromisso em ata no local.
Para informar aos nobres colegas ACS e ACE ficou eleito como representante de nossa classe este blogueiro aqui que vos escreve portanto colegas agora é a hora de nos unirmos para lutar não só pela nossa categoria e sim por todo o "Funcionalismo Municipal".