Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

AMOR,PRAZER E SEXO TODA MULHER TEM ESTE DIREITO!!


Bem minhas amigas dando seguimento a nossa série de postagens especiais para Mulheres, hoje venho com um assunto, que tem grande repercussão entre homens e mulheres, AMOR, SEXO E PRAZER, acredito que a mulher sim tem todos estes direitos é um dever de cada homem proporcionar estes sentimentos a cada mulher....pois o que é bom para nós homens deve ser ótimo as mulheres, então sejamos merecedores destas Divindades que Deus nos oferece....

FAZENDO SEXO COM PRAZER

SEXO É UM APRENDIZADO!


O desencontro de emoções entre o casal, com a presença de sentimentos hostis como raiva, ansiedade, depressão ou medo, explica em geral a falta do diálogo, que compromete o prazer sexual. A maioria dos casos de falta de orgasmo sem causa física tem essa origem," observa a dra. Carmita. "É um problema de falta de diálogo, que dificulta o aprendizado sobre o desejo mútuo e o melhor caminho para obtê-lo."
Fazer sexo com prazer sem abrir o coração não é impossível, mas é mais difícil.Entre os fatores psicológicos que inibem a relação sexual satisfatória estão a rejeição ao parceiro sexual, por sua falta de desenvoltura ou alguma razão emocional como sentimentos de hostilidade para com ele; aversão ao sexo por sentimentos de culpa sobre os próprios impulsos sexuais; inibição para assumir o papel erótico; temor da satisfação plena e perda de controle; medo de engravidar; e, por último, traumas psíquicos. Nada que uma psicoterapia não resolva.
Às vezes as causas tem origem psicológica profunda e é preciso fazer uma terapia individual mais longa, diz a dra. Carmita. A terapia sexual breve, de quatro a seis semanas, funciona nos casos emergenciais que tem origem, por exemplo, em problemas de auto-estima, de falta de comunicação, ou no desconhecimento sobre o próprio corpo. A mulher não consegue dizer como gosta de ser tocada, ou nem sabe. Ou o homem tem uma imagem negativa a respeito de si mesmo e de seus genitais, o que o leva a ter problemas de disfunção erétil

Fonte:Dra. Carmita Abdo é médica, professora de psiquiatria e coordenadora geral do ProSex, Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.


Durante séculos, o sexo para a mulher foi visto como forma de reprodução e só. Não restando a ela outra função para o ato, tendo em vista que o prazer feminino era reprimido ao extremo. Hoje, graças à informação a qual todos têm acesso, o sexo passou a fazer parte do cotidiano, não ficando limitado apenas à concepção, mas fazendo com que a mulher se sentisse valorizada e que sua auto-estima fosse elevada. De acordo com a médica e psicanalista Soraya Hissa de Carvalho, a mulher moderna está em busca de novos elementos que possam contribuir para a qualidade do ato sexual, e, conseqüentemente, de seu prazer.

Todas as mulheres têm direito ao prazer sexual, bem como os homens, e que devem buscá-lo de toda forma, conversando com o parceiro e obtendo informações que possam ser de relevância, para que a relação seja, acima de tudo, saudável. A culpa e a vergonha sobre os desejos sexuais são pouco saudáveis.

“Muitas mulheres aprendem sobre o seu prazer sexual tocando o próprio corpo, o que é um caminho saudável para o autoconhecimento. Compreender o que lhe dá prazer torna mais fácil e recompensadora a relação com outra pessoa”, completa.

Estatísticas revelam que os fatores que contribuem para que o desejo sexual seja inibido são os de caráter psicológico que, na maioria das vezes, estão relacionados ao parceiro, aos mitos e preconceitos que envolvem o ato sexual em si, e à preocupação da mulher com conceitos pré-estabelecidos pela sociedade. “A auto-estima é a chave de uma vida sexual saudável e recompensadora. Não podemos esperar que os outros nos respeitem se não respeitarmos a nós próprios”, explica a psicanalista.

A resposta sexual de cada um depende da identidade, orientação sexual, personalidade, sentimentos e relações que estabelecemos. Além disso, com o passar dos anos, nossa sexualidade e a maneira como passamos pelas diversas etapas da vida vão sofrendo mudanças e é importante que as experiências e vivências da sexualidade sejam sempre fontes de bem-estar, para nós mesmos e para os outros com quem as partilhamos.

Existem várias maneiras para enfrentar os preconceitos e viver melhor. Algumas dicas valiosas, que devem ser seguidas regularmente, podem ajudar a garantir satisfação e prazer para a mulher, tanto do corpo, quanto da mente.

São elas:

* Fazer exercícios físicos regularmente

* Conversar sempre com o parceiro

* Estar sempre em dia com as consultas ginecológicas

* Exercitar a mente com um curso ou um projeto diferente


E sempre que puder faça algo diferente para seu par romântico, algumas vezes podemos usar nossa imaginação e criar uma atmosfera de pura sedução e prazer para apimentar as relações, sempre lembrando ter muito cuidado com os excessos.
Por fim só posso desejar a vocês uma ótima noite....

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) UM GRANDE PERIGO!!!



Seguindo nossa serie especial de publicações PREVENTIVAS, hoje apresento as DSTs as Doenças Sexualmente Transmissíveis.


Portanto espero que estejam gostando e sintan-se a vontade em dar suas opinião e sujestões!!




O QUE SÃO AS DST?




As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes.


São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso consistente da camisinha, seja feminina, seja masculina, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e rápida resolução. Outras têm tratamento mais difícil ou podem persistir ativas, apesar da sensação de melhora.
Mulheres, em especial, devem ser bastante atenciosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao profissional médico e/ou enfermeiro. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até a morte.
Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids. Este também pode ser transmitido pela transfusão de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. Algumas DST (aids e sífilis) também podem ser transmitidas da mãe infectada para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação.
O tratamento das DST melhora a qualidade de vida da pessoa acometida, interrompe a cadeia de transmissão destas doenças e também diminui o risco de transmissão do HIV/aids, pois as feridas nos órgãos genitais favorecem a entrada do HIV.
O atendimento e a terapia são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.




São doenças transmitidas principalmente pela relação sexual vaginal, oral ou anal, através do contato dos órgãos sexuais com a lubrificação vaginal ou com o sêmen.




Os principais sintomas de DST:



Corrimentos abundantes amarelados ou esverdeados na vagina ou pênis
Mau-cheiro no órgãos genitais
Coceiras ou vermelhidão constantes na virilha, vagina, saco ou pênis
Feridas na agina, saco, pênis ou ânus
verrugas na vagina, pênis, boca, saco ou ânus
bolhas (vermelhidão) na virilha, vagina, saco ou pênis
ardor ao urinar
Dor durante as relações sexuais.



As principais DST:






Como se Prevenir das DST:



A única forma de se proteger das DST é usando camisinha. Tanto a camisinha feminina quanto a camisinha masculina protegem das DST, inclusive a aids.
O diafragma usado junto com o espermicida, evita algumas DST como a candidíase (cândida) e o condiloma (crista de galo), mas não evita as outras DST e nem a aids.




Como tratar uma DST:



Doenças Sexualmente Transmissíveis são doenças sérias que podem trazer vários riscos para a saúde, além da esterilidade, por isso é importante marcar uma consulta médica para tratá-las.
Somente o médico (ginecologista, clínico geral ou urologista) tem condições de fazer exames clínicos e de laboratório que podem avaliar qual a medicação necessária para cada DST. Tomar remédios receitados por farmacêuticos e amigos podem apenas “esconder” os sintomas e fazer com que a doença se torne mais resistente dentro do corpo.




“ Tomar remédios receitados por farmacêuticos e amigos podem apenas “esconder” os sintomas e fazer com que a doença se torne mais resistente dentro do corpo.”




Portanto, lembrando ao sentir o menor sintoma de DST ou ter alguma participação em algum grupo de risco, procure logo uma orientação médica no posto mais proximo de sua casa...NÃO DEIXE PARA DEPOIS....


Lembrando o tratamento é gratuíto pelo SUS!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO EXAME PREVENTIVO!!


Fica aqui apenas a dica deste blog!!!
Câncer de Colo do Útero

Câncer de colo do útero são alterações celulares que tem uma progressão gradativa e é por isto que esta é uma doença curável quando descoberta no início.È um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver.
Por localizar-se entre orgãos internos e externos, o colo de útero fica mais exposto ao risco de contrair doenças.
As alterações que dão origem ao câncer de colo de útero são facilmente descobertas no exame preventivo.

PREVENTIVO:

É a coleta da secreção do colo do útero, utilizando lâminas e escovinha.
O material é colocado em uma lâmina de vidro para ser examinado posteriormente num microscópio em um laboratório.
TÃO IMPORTANTE QUANTO REALIZAR O EXAME É BUSCAR O RESULTADO!!!

O nome correto é Papanicolaou mas por se ter tornado comum no Brasil escrever papanicolau optamos por manter também esta versão para melhor compreensão de nossos leitores.

O exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. É normal que existam medos e ansiedades para a sua realização. O objetivo deste artigo é responder a maioria das perguntas para que as mulheres possam entender COMO e PORQUE é realizado este exame.
O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70 %, desde sua criação pelo Dr. George Papanicolaou em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

“ TODA MULHER QUE TEM OU JÁ TEVE ATIVIDADE SEXUAL DEVE REALIZAR O EXAME. MULHERES GRÁVIDAS TAMBÉM PODEM REALIZAR O EXAME”

EM CASO DE ALTERAÇÃO O PROFISSIONAL QUE LHE ATENDEU DEVERÁ REALIZAR OS ENCAMINHAMENTOS NECESSÁRIOS PARA O TRATAMENTO.
Qual a melhor época para fazê-lo?
No mínimo uma semana antes de sua menstruação. Evite duchas, cremes vaginais, e relações sexuais tres dias antes do exame.
No que consiste o exame ginecológico ?
O exame completo é constituído do exame das mamas (leia artigo sobre este exame) e depois o exame ginecológico. Este é constituído pelo exame externo da vulva e depois a colocação de um especulo na vagina para visualizar a vagina e o colo do útero.
Também consiste no exame de toque vaginal quando o(a) médico coloca dois dedos na vagina para examinar os órgãos internos da pélvis feminina.
Mulheres virgens também devem ser examinadas ?
Sim, existem diversas técnicas que permitem o exame de mulheres virgens. Avise o médico que você é virgem ANTES do exame.
O que o médico vê lá dentro ?
O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero.
Quais são os possíveis resultados ?
O resultado pode ser fornecido em Classes de papanicolaou que variam de I a V ou em descrição das lesões. Estes resultados devem ser interpretados exclusivamente por seu médico. Se tiver dúvidas pergunte.

Mas este exame só serve para isto ?
Não, a citologia serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, e doenças da vagina e doenças do colo do útero. Por isto é importante que seja o seu médico quem interprete o exame e lhe dê medicamentos específicos para estas alterações.
Mais ainda o exame ginecológico é uma excelente oportunidade para você conversar com seu médico a respeito de sua saúde e de temas como câncer de mama, menopausa, e osteoporose.
O exame dói ?
Não. É preciso estar relaxada. Converse com seu médico se estiver com medo.
O que é o Câncer de Colo de Útero ?
Onde fazer o exame ?
Se você tem um convênio médico ou usa um médico particular marque uma consulta com seu médico ginecologista de confiança.
Este exame também pode ser feito gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde e também em todas as Faculdades de Medicina do Brasil. Procure por um Serviço de Saúde da Mulher.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ENFIM SAIU A APROVAÇÃO PARA O PAGAMENTO DO DÉCIMO QUARTO DOS ACS DE ESTÂNCIA VELHA!!


MAIS UMA CONQUISTA NOSSA!!!


Foi uma sessão tumultuada, esclarecimentos de um lado, ataques do outro,direitos de respostas e assim por diante, mas no final a paz teóricamente reinou....

Mas o que interessa a nós ACS é que o projeto de lei foi lido no plenário,apreciado e votado duas vezes e por unânimidade nas duas votações foi aprovado!!!

MAIS UMA VITÓRIA NOSSA!!!

Agora, basta aguardar o pagamento, pelo que segundo sei será na sexta-feira dia 26/02/2010,

DEIXANDO BEM CLARO PODE SER QUE NOS PAGUEM NESTA DATA!!

ESPERAMOS QUE SIM E CONTAMOS COM A BOA VONTADE DO EXECUTIVO AGORA!!!


ENTÃO COLEGAS CONTINUEMOS NOSSA LUTA SEMPRE UNIDOS....

AGRADEÇO A TODOS QUE HOJE COMPARECERAM E ENTENDO TAMBÉM AQUELES QUE NÃO PUDERAM SE FAZER PRESENTES POR UMA OU OUTRA RAZÃO, O QUE NOS IMPORTA É QUE TUDO DEU CERTO NO FINAL!!!

FICA TAMBÉM NOSSO AGRADECIMENTO PELO BELO TRABALHO DO LEGISLATIVO QUE SEMPRE SE MOSTRA PRONTO A NOS AUXILIAR EM NOSSAS CONQUISTAS !!

VALEU!!!

ESPECIAL "SAÚDE DA MULHER"!!!


Bem, com a proximidade do dia Internacional da Mulher, nada melhor que começar a presentear estas que nos dão a vida e não vivemos longe delas e muitas vezes são nossas inseparavéis companheiras para todos os momentos sejam bons ou ruins...

Este blogueiro faz um singelo alerta para Saúde de vocês mulheres.

E ao longo destes dias que antecedem o 08/03/2010, procurarei postar assustos que interessem a vocês...espero que apreciem.....

CÂNCER DE MAMA ! FIQUE DE OLHO!!

As mulheres que menstruam devem fazer o auto-exame das mamas na semana seguinte ao fim da menstruação. As mulheres que não menstruam, ou que estejam na menopausa, devem fazer num dia fixo do á sua escolha.


No banho, procurando nódulos:

Examine suas mamas durante o banho,pois as mãos deslizam facilmente na pele molhada ou ensaboada. Com seus dedos esticados, pressione suavemente toda da mama, procurando alguma ,caroço ou espessamento. Utilize a mão esquerda para a mama direita.

No espelho,procurando modificações no formato das mamas:
Procure inchaço,depressão da pele ou alteração no mamilo de cada mama,em frente ao espelho.
Inicialmente com os braços ao lado do corpo e posteriormente com os braços para o alto, acima de sua cabeça. Poucas mulheres apresentam mamas exatamente iguais.

Deitada, procurando nódulos:
Coloque a mão direita atrás da cabeça e, coma mão esquerda e os dedos indicador e médio esticados,pressione suavemente a mama direita, com movimentos circulares, iniciando na periferia da mama e terminando no mamilo, conforme desenho explicativo. Posteriormente utilize o mesmo procedimento para a mama esquerda.
Sentada, procurando secreção do mamilo:
Aperte suavemente o mamilo de cada mama, com os dedos polegar e indicador. O aparecimento de secreção abundante ou sanguinolenta deverá ser relatado imediatamente a seu médico.


ATENÇÃO!!

A prevenção do câncer de mama se dá através do diagnóstico precoce, portanto fique de olho....

Realize o exame clinico todos os anos a partir da adolescência.Este exame deve ser realizado por um profissional de saúde treinado ( médico ou enfermeiro), que favorece a solicitação precoce de exames complementares quando necessário.

Realize o auto-exame das mamas mensalmente, isto propicia o auto-conhecimento do seu corpo.
Na consulta ginecológica de rotina, peça ao profissional de saúde que examine suas mamas e questione sobre mamografia.

Ao realizar o auto-exame fique de olho e procure:

caroço ou área endurecida nas mamas ou axilas
Deformação do contorno da mama
Retração ou desvio do mamilo
Ou retração da pele
Mudança de cor ou espessura da pele, do mamilo ou da aréola
Saída de sangue ou secreção pelo mamilo
Ferida na aréola ou redor do mamilo

SERVIDORES DE ESTÂNCIA VELHA NÃO TERÃO AUMENTO DE SALÁRIO EM 2010!!!


Ora vão me desculpar, mas esta informação do Executivo em não conceder aumento de salário ao funcionalismo de Estância Velha no ano de 2010, para mim é descontar em nós o problema deles com o Legislativo.....

Bem se a folha em 2010 esta comprometida em 49%, segundo informação por conta de 989 funcionários dos quadros de carreira e 90 estágiarios... a disculpa não cola....

E os mais de 50 CCS e não contabilizando os FGs....

"A mas a culpa dos 49% são apenas dos Funcionários de Carreira!!!!"

Uma dica se me permitem:

"Quem sabe se diminuissem o valor pago para estes CCS e FGs sobraria" digo: veja bem.. (sobra) eta palavrinha feia algum para dar um aumento aos funcionarios da Prefeitura....pois pelo que sei os alimentos e outras coisas não param de aumentar o seu valor e como fica......

É substimar nossa inteligência.....Funcionário de Carreira não tem direito algum pelo que vejo...

Grana para carnaval tem,para peão do boiadeiro,kerb e demais "festas"...imagina que matemática mal feita, porque se for assim serão 989 mais familiares que não poderão gastar nestas festinhas porque seus ganhamos mal dão para comer e vestir... Ou estou errado!!!

Bem fica aqui meu protesto sim!!!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ATENÇÃO NOVO HORÁRIO DA SESSÃO DE AMANHÃ NA CÂMARA DE ESTÃNCIA VELHA!!


Ola amigos, venho aqui deixar este recado a todos !!

NOVO HORÁRIO, SESSÃO VAI COMEÇAR AS 18:00 DO DIA 23/02/2010.

ENTÃO RECAPITULANDO.... AMANHÃ 18:00HORAS TODOS LÁ....

E SORTE PARA NÓS....

ABRAÇOS

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ALERTA 2 !!! DENGUE VEM GANHANDO FORÇA MAIS UMA VEZ EM TODO O PAÍS!!!


Carissimos leitores deste blog, venho aqui não para assustar a todos mas com a intenção de "Prevenir e reforçar o que ja estamos falando e mostrando os cuidados com a DENGUE.

Pois segue reportagens agora aqui postadas que a coisa esta ficando feia.... logo nós devemos arregassar as mangas e todos nos unir para nos proteger da DENGUE aqui no SUL, principalmente em nossa cidade...pois a onda de calor este ano aqui deve ter acelerado muito o processo de contaminação do mosquito por conta deste verão escaldante, então leian e repassem a mensagem .....



Apenas um comentário para lembrar nossa importancia em tal situação caso ela nos atinja ....

Porque com certeza nós estaremos na linha de frente para combater o mosquito....


101 Municípios Brasileiros em alerta !!!!


AC, MS, RO, GO e MT e DF declaram situação de epidemia.Vírus que não circulava há 10 anos reapareceu no país.

Por causa do aumento dos casos de dengue, 101 municípios brasileiros estão em estado de alerta. Campo Grande, por exemplo, teve um crescimento de 4.200% na incidência da doença neste início de ano.Acre, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul e Rondônia, além do Distrito Federal, declararam situação de epidemia.

Mas o Ministério da Saúde diz que o país não vive uma epidemia da doença.”Em termos de uma avaliação para o país essa ocorrência no momento é muito localizada em alguns poucos estados e em alguns poucos municípios”, diz o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho.

Segundo o ministério, a prevenção é a única maneira de evitar a doença. Agentes de saúde batem de porta em porta dando orientação a moradores, mas o problema não está apenas dentro das casas. Onde há entulho e lixo espalhado, até mesmo pequenos objetos servem de depósito para a água da chuva e para as larvas. E um outro alerta está sendo feito por especialistas em doenças tropicais: as altas temperaturas registradas nos últimos meses aumentam a transmissão porque a larva do mosquito da dengue se desenvolve mais rápido em dias de calor intenso. Além disso, começou a circular no Brasil um outro vírus da dengue, o tipo 1, que não era registrado há 10 anos, contra o qual as pessoas normalmente não têm imunidade. Isto está provavelmente relacionado com o aumento de casos esse ano.


País corre risco com novo vírus da dengue!!


O Ministério da Saúde alerta para a possibilidade de o vírus tipo 1 da dengue tornar-se predominante neste ano no País, o que poderá causar epidemias da doença principalmente entre menores de 15 anos. Segundo a pasta, os Estados de São Paulo, Rio, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Roraima, Tocantins e Piauí são os mais vulneráveis por já enfrentarem a predominância do vírus. "É fundamental que as ações preventivas contra a doença sejam reforçadas", disse ontem o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Evelin Coelho. Como não há vacina contra a dengue, a principal ação preventiva é evitar o acúmulo de água limpa, a preferida do Aedes aegypti.

Em nota técnica sobre a situação epidemiológica de 2009 divulgada nesta semana, o ministério informou que, no ano passado, o vírus 1 já estava presente em 50% dos isolamento virais - análise feita a partir de amostra do doente - no País. Segundo a pasta, ele poderá substituir o sorotipo 2, predominante desde 2007, e gerar um volume ainda maior de internações hospitalares. Um vírus é considerado predominante quando registrado em 70% dos isolamentos.

Há quatro tipos de vírus da dengue, e o ministério reconhece que apenas os tipos 1, 2 e 3 já foram registrados no País. Toda as vezes em que um sorotipo "ocupa" o lugar de outro, podem ocorrer epidemias por causa do grande número de pessoas que nunca tiveram contato com ele, como as crianças. A partir de 2007, por exemplo, a entrada do vírus 2 no lugar do 3 causou, no ano seguinte, uma das piores epidemias já registradas no País

"O monitoramento dos sorotipos circulantes ao longo de 2009 aponta para uma nova mudança do sorotipo predominante (...). A recirculação do Denv-1 (vírus tipo 1 da dengue) alerta para possibilidade de grande circulação do vírus em cada um desses Estados e também nos demais, a partir do momento em que o sorotipo for identificado, em virtude de a população (...) não estar em contato com o mesmo desde o início da década (passada, última vez em que o vírus circulou)", diz o texto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Araraquara tem 1.091 casos de dengue confirmados!!


Cidade no interior de SP vive epidemia da doença desde abril de 2008. Do total de casos registrados, 1.085 são autóctones.

O Serviço Especial de Saúde de Araraquara, a 237 km de São Paulo, confirmou nesta segunda-feira (2) o registro de 1.091 casos de dengue, sendo 1.085 autóctones, originados na própria cidade. Araraquara vive uma epidemia da doença desde abril, quando foram confirmados 622 casos. O Ministério da Saúde considera epidemia a partir do momento em que são registrados 300 casos por 100 mil habitantes. A cidade no interior de SP possui cerca de 200 mil habitantes. Além dos 1.091 casos confirmados, ainda existem outros 109 que estão sob análise. Do total de doentes na cidade, 55% são mulheres, ou 596. De acordo com a prefeitura da cidade, a faixa etária mais atingida tem entre 20 e 34 anos (324 casos), depois vem o grupo de 35 a 49 anos (302 casos), seguidos por 50 a 64 anos (183 casos), 15 a 19 anos (91 casos), 65 a 79 (77 casos), 10 a 14 (66 casos), 5 a 9 (27 casos), maiores de 80 anos (11 casos), de 1 a 4 anos (9 casos), e um caso em bebê menor de um ano. Apesar do total de casos, segundo a prefeitura, o número de registros semanais da doença vem diminuindo há cerca de cinco semanas. No último boletim divulgado, em 26 de maio, foram notificados 1.063 casos autóctones e, esta semana, 1.085, uma diferença de 22 casos. Na 13ª semana da epidemia, haviam sido registrados 125 casos da doença.


Butantan deve ter vacina contra dengue em 2010!!


Instituto anuncia que iniciou trabalhos para produção da vacina no Brasil. Expectativa é que sejam produzidas entre 20 e 30 milhões de doses por ano.


O Instituto Butantan anunciou nesta segunda-feira (2) que deu início ao desenvolvimento da produção de uma vacina contra dengue. Segundo o presidente da fundação, Isaias Raw, a previsão é que em 2010 o Brasil já possua a vacina para ser utilizada na rede pública de saúde em crianças e em jovens.

Raw afirmou, em entrevista nesta tarde no auditório do Museu Biológico do instituto, na Zona Oeste de São Paulo, que em dois anos o instituto deve passar a produzir entre 20 milhões e 30 milhões de doses da vacina por ano. A expectativa é que a vacina seja barata. “Nossa intenção é vender a vacina barata para que o governo dê para todo mundo de graça”, disse. A vacina será preventiva e tetravalente, protegendo contra quatro tipos de vírus da dengue.

A intenção do instituto é que, com o tempo a vacina passe a fazer parte do calendário de vacinação infantil, com crianças de dois anos recebendo duas doses, em um intervalo que “provavelmente” deve ser de seis meses, para ficarem imunizadas.

De acordo com o presidente do Butantan, há seis meses foram adquiridas as “cepas”, ou vacina original, produzidas pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês). Essa vacina foi testada em macacos Rhesus e um grupo de pessoas, naquele país, que não possuíam a doença. Pelos testes “foi verificado que esta vacina tem boas chances de ser eficaz”.

Nos próximos três meses deverá ser construído um laboratório dentro do Instituto para a produção da vacina em grande escala. “O NIH cedeu a patente para o Butantan, exclusivamente para a América Latina”, disse. A estimativa é de que os ensaios clínicos com a vacina produzida no Butantan comecem a ser feitos em seis meses. Para a construção do laboratório serão liberados inicialmente R$ 5 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e R$ 2 milhões da Fapesp, em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo Raw, já foi encomendado um bioreator para a produção das vacinas, avaliado em cerca de 1 milhão de dólares. A estimativa é de que no final, sejam destinados para o laboratório cerca de R$ 20 milhões. “Nosso produto chega na sociedade, então não me preocupo com isso (com o dinheiro que falta). O resto depois a gente vê com o Ministério da Saúde”.

Negociação

Segundo o presidente do Butantan, as negociações para a produção da vacina no Brasil começaram há três anos, “antes da epidemia ficar muito avançada”. Ele conta que pelo menos dois tipos de vacina já foram criadas no mundo, mas se mostraram ineficazes. “Acreditamos que essa tem tudo para dar certo”.

O trabalho será feito em parceria com a fundação norte-americana Pedriatic Dengue Vaccine Initiative (PDVI). Ainda segundo Raw, os ensaios em humanos poderão ser feitos com brasileiros e pessoas de outros países que também tenham a doença como epidemia. No Brasil, deverá ser feito um mapeamento do perfil da doença. O ideal seria testar duas realidades diferentes de dengue.

No Brasil, o estado do Rio de Janeiro e a cidade de Araraquara, a 273 km de São Paulo, registraram epidemia de dengue neste ano. No Rio, até o final de maio, foram registradas 123 mortes em decorrência da doença e 162.701 casos confirmados. Na cidade paulista foram confirmados 1.043 casos até o dia 15 de maio.
Portanto fiquemos atentos e vigilantes """todos unidos a Dengue não nos afetará!"""
Fonte: Portal G1 Fev/2010.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ATENÇÃO ACS DE ESTÂNCIA VELHA!!


TODOS JUNTOS NA TERÇA-FEIRA ÁS 19:00hrs NA CÂMARA DE VEREADORES DE ESTANCIA VELHA.

VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI PARA PAGAMENTO DO ABONO DE FINAL DE ANO (DÉCIMO QUARTO)!!!!


Pois bem, caros colegas hoje a tarde dia 19/02/2010 recebi uma ligação de uma fonte quentissima, que nosso projeto lei referente ao décimo quarto dos Agentes de Saúde, ja esta na Câmara de Vereadores...Ufa!!! até que enfim....segundo fui informado este projeto será analizado na segunda-feira no CCJ e colocado em regime de urgencia na sessão de Terça-Feira dia 23/02/2010. Ao que parece temos pessoas nos bastidores da câmara trabalhando por nós, valeu a pena eu ir incomodar os vereadores...

Conto com o apoio de todos os Agentes de Saúde nesta sessão com a vossa presença afinal esta luta é de todos nós....

Um ótimo fim de semana a todos e até terça-feira ás 19:00 na Câmara de Vereadores de Estância Velha.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CREIO QUE ESTAMOS PISANDO EM UM TERRENO CHEIO DE MINAS EXPLOSIVAS!


A DUPLA DA FOTO ACREDITA QUE SOMOS UM BANDO DE BOBINHOS!!!
Pois bem caros colegas, quanto mais o tempo passa e nada se resolve começo a acreditar que estamos pisando em um "Campo Minado".

Se ora nosso Presidente sinaliza com bons olhos, em determinados momentos ele dispara palavras pesadas....

Será que a mascara caiu....acredito ser o maior crime ele brincar de jogo duro com uma categoria, que elevou estes 8 anos de mandato dele...

Pois bem carissimos colegas acredito que esta chegando a hora de mostrar que como ele mesmo ja falou e foi publicado neste Blog palavras dele " vocês tem força" será que ele quer medir força com nossa classe? Acredito que ele ainda não sabe fazer contas!!! é simples cada Agente de saúde cuida de um determinado n° de pessoas e ai a conta é simples.....

Que pague para ver??? O poder é nosso!!!!

Segue sua última declaração no dia de hoje 17/02/2010!!!


ACS: Presidente, o Sr vai enviar uma MP ou PL regulamentando nosso piso em regime de urgencia?

Presidente LULA: Não! O que eu poderia fazer por voces agentes de saude já fiz. agora é esperar a aprovação do Pl que tramita na camara e que ja foi aprovado no senado.

Concluindo:

Deixou bem claro para qualquer pessoa entender que não tem motivo algum para mover uma palha por nós...

Quem vai saber né!! Ele não usa o SUS já esta rico e aposentado como Presidente e cheio de privilégios e nós....


Etá campinho cheio de minas este que nos deram para percorrer.....

Que Deus nos ilumine a todos....

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

DICA PARA FIM DE FERIADO OU FINAL DE SEMANA!!


ESPETÁCULAR,SENSACIONAL,EMOCIONANTE E MUITO ESCLARECEDOR....

AVATAR..

Bom caros leitores deste Blog, sei que o assunto agora postado aqui fica meio fora dos moldes que venho apresentando,mas também acredito ter seu valor.
Venho abordar sobre um assunto que para muitos, pode ser uma besteira, mas acredito ser relevante dependendo a ótica que podemos ter...
Trata-se do filme AVATAR, pois bem eu estava relutante em assistir o filme, mas parece que algo de muito especial iria me contagiar se estivesse lá.
E assim aconteceu!!
Pois caríssimos amigos deixo aqui minha manifestação “Vale a pena sim assistir este filme”, primeiro pelo espetáculo que é um filme em 3D, parece que você esta participando dos acontecimentos em tempo real, e depois é você se conectar a historia e deixar sua imaginação viajar.
Existe uma aula de compromisso com a natureza comprometimento,valores que estão ficando perdidos graças a ganância do “Homem”.
Classifico como uma grande Jornada Espiritual, em busca do conhecimento que esta escondido ou se perdendo dentro de cada um de nós, que é a conexão com o Divino.
É claro que devemos ter os pés no chão que é apenas um filme, com excelentes efeitos especiais de última geração.
Mas o bicho homem, continua o mesmo sempre destruindo o que não entende para impor sua verdade ou ganância.
Para quem tem um lado mais espiritualizado, o filme mostra a personificação do que já aprendeu em leituras ou em grupos de estudos sobre este mundo paralelo, que estudamos.
Fica aqui minha recomendação de lazer e até porque não estudo, tire um tempinho vá ao cinema e assista AVATAR em 3 D.
Depois poste seu comentário.....
Grande abraço a todos...

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ATENÇÃO MULHERES PARA AS CILADAS DO HPV!!


É muito importante este tipo de informação para todas as mulheres, passando por todas as faixas etárias...fica aqui um alerta visite seu médico periodicamente...

HPV:

O papilomavírus humano não é apenas um vírus, mas uma família inteira deles – são aproximadamente 150 tipos. Algumas versões, que não necessariamente são transmitidas sexualmente, causam verrugas na palma das mãos e na planta dos pés. “Outras levam a uma lesão precursora de câncer na região genital”, diz o dermatologista Hélio Miot, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu. E são esses últimos tipinhos, com predileção pelas partes baixas, os mais preocupantes. “Hoje o HPV é a principal doença viral transmitida pelo sexo. E ele está envolvido em praticamente todos os casos desse tumor”, afirma Luisa Lina Villa, diretora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, em São Paulo. Se isso parece não ter nada a ver com você, saiba que oito entre dez mulheres sexualmente ativas contraem pelo menos um tipo do papiloma ao longo da vida.

Além do útero Os tipos mais perigosos, chamados de alto risco, podem estar relacionados, em menor freqüência,a tumores de ânus, pênis, vulva, boca e até faringe.


FORMA DE CONTAGIO


O contato sexual é a maneira mais comum de contágio. E bastante atenção: inclua aí preliminares e sexo oral. Basta o reles atrito com a mucosa infectada, da mão, da boca ou dos genitais, para o vírus fazer mais uma vítima. “Entre uma e três relações sexuais sem penetração é o suficiente para se contaminar”, alerta Luisa Lina Villa. Repetindo: sem penetração. Toalhas, roupas e superfícies como a tábua do vaso sanitário também favorecem a transmissão do vírus. Mas a contaminação por objetos, embora possível, é raríssima.

PREVENÇÃO


Algumas medidas são indispensáveis para fugir da cilada do HPV: evitar ter vários parceiros e usar camisinha. Ela só não garante 100% de proteção porque não cobre toda a superfície de contágio.Mas, para os especialistas, de longe a arma mais eficiente contra o HPV é a vacinação, hoje recomendada para uma faixa mais ampla de idade, que vai de meninas de 9 a mulheres de 45 anos . São três doses – cada uma custa em torno de 400 reais – e o ideal seria que elas fossem tomadas antes mesmo da iniciação sexual, quando ainda não houve contato com o vírus. A eficácia da vacina é alta: 95% de sucesso no combate aos principais causadores de câncer e, no caso da quadrivalente, proteção também contra os que mais provocam verruga genital. “Estudos já mostram os benefícios da vacinação em pessoas com mais de 26 anos e até em homens”, revela Thomas Broker, presidente da Sociedade Internacional de Papilomavírus. Ou seja, é muito provável que, em breve, ela também seja aplicada nesses públicos.


COMPARE VACINAS:


Bivalente:

Protege contra os tipos 16 e 18 do vírus, que são os que mais causam câncer. E é recomendada para meninas e jovens entre 10 e 25 anos.

Quadrivalente:

Também age contra os tipos 16 e 18 e, de quebra, afasta o 6 e o 11, responsáveis por 90% das verrugas genitais, que são de difícil tratamento e altamente contagiosas. Esta versão é indicada para meninas e jovens de 9 a 26 anos

EXAMES:

Tomar a vacina não exclui a necessidade de manter-se fiel aos procedimentos rotineiros de prevenção e detecção do vírus.


Veja quais são eles:


Papanicolau :Com uma espátula, o médico colhe material do colo do útero e coloca em uma lâmina. Aí, é feita uma análise em microscópio. Não dá para identificar o vírus, mas é possível verificar se há alterações nas células.


Colposcopia :O colposcópio é um aparelho capaz de ampliar 20 vezes a imagem da vagina, da vulva, do colo do útero e do ânus. Para flagrar lesões, um líquido reagente é pincelado na mucosa. No caso dos homens, o exame correspondente é a peniscopia.


Biópsia: Quando os métodos anteriores acusam alguma alteração, retira-se uma pequena amostra do tecido suspeito. Mais uma vez, ela será analisada em microscópio.


Captura híbrida: O material do colo do útero é coletado com o auxílio de uma pequena escova, que, depois, é mergulhada em um líquido desenvolvido para conservar as células. Essa técnica acusa a presença do HPV mesmo se não houver sintomas e determina se o micro-organismo é de alto ou de baixo risco.


Novas técnicas :Já estão disponíveis procedimentos que denunciam os subtipos do HPV por meio da análise do seu DNA, apesar de poucos laboratórios oferecerem o serviço. A grande novidade no que diz respeito ao diagnóstico, no entanto, é um teste desenvolvido pelo cientista norueguês Frank Karlsen, especialista em biologia molecular e virologia. Ele consegue mostrar, entre as mulheres infectadas por vírus de alto risco, quais estão mais sujeitas ao desenvolvimento do câncer de colo do útero. “É quase certo que elas terão câncer se o exame der positivo”, disse o médico a SAÚDE!.


TRATAMENTO:


Entre as opções de tratamento estão laser, substâncias químicas, bisturi elétrico, cremes e pomadas cicatrizantes. E quem já cuidou de uma lesão por HPV sabe que é preciso paciência para dar fim ao problema. As verrugas, por exemplo, são tremendamente persistentes. Agora, se você acabou de descobrir que está entre as vítimas do vírus não deve se desespere. “Hoje existe o domínio total sobre o diagnóstico e o tratamento do HPV”, garante o ginecologista Rogério Ramires, do Femme Laboratório da Mulher, em São Paulo. Segundo o médico, tão importante quanto tratar a lesão é avaliar aspectos emocionais e imunológicos da paciente. Quer dizer: estresse, má alimentação e poucas horas de sono são grandes empecilhos para quem está em tratamento. O cigarro, não custa lembrar, deixa as defesas do corpo mais fracas, permitindo que o vírus fique firme e forte no organismo por mais tempo.


DUVIDAS:


Qual é a diferença entre HPV e herpes genital?


“Papilomavírus humano (HPV) e herpes (HSV) são vírus diferentes, responsáveis por doenças diferentes, sem relação entre eles, a não ser pelo fato de serem vírus”, afirma Sérgio Mancini Nicolau, ginecologista da Universidade Federal de São Paulo.


Posso transmitir o vírus mesmo sem lesões visíveis a olho nu?


Sim. Pode transmitir e pode pegar de outra pessoa nessa situação. Mesmo latente, ou seja, sem manifestação visível, o HPV tem poder de contaminar.


Alguns tipos de HPV provocam coceira e corrimento?


A infecção por HPV costuma ser assintomática. Os sintomas citados são inespecíficos e podem estar relacionados a outros agentes causais, especialmente os corrimentos, que costumam ter outra origem.


Contraceptivo oral é fator de risco para o câncer do colo do útero?


O contraceptivo hormonal, assim como o fumo, pode ser considerado um co-fator, que, associado ao papilomavírus humano, pode aumentar o risco de desenvolver o câncer do colo do útero.


Grávidas podem tomar a vacina?


Por enquanto, não. Ela até pode ser liberada para gestantes em breve. “Mas, como ainda não foram concluídos estudos sobre sua segurança em casos assim, ela é temporariamente contraindicada”, explica Gabriel Oselka, diretor da Clínica Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitária e em Imunizações (Cedipi).


E quem já passou da idade indicada para a vacinação, pode tomar?


Pode. Aliás, vale notar que a vacina, antes recomendada apenas para jovens de até 26 anos, agora já é indicada para mulheres até 45 anos -- o que faz tremendo sentido, já que costumam ser sexualmente ativas e, portanto, correm risco. O que pode acontecer com o passar do tempo é o seguinte: a mulher, talvez, já tenha contraído um dos tipos do vírus que a vacina contempla. Daí, claro, mesmo que tome a vacina contra quatro tipos de HPV, a famosa quadrivalente, a proteção não será total. Ainda assim, se não foi infectada por todos, valerá muito a pena.


Por quanto tempo o imunizante garante proteção?


Por cerca de 8 anos e meio, mas esse prazo ainda não é definitivo. A vacina é recente e não deu tempo para estabelecer a validade que pode ser maior.


Por que vacinar minha filha de 10 anos?


Ela provavelmente não entrou em contato com nenhum tipo do vírus, por isso o benefício será o melhor possível. A administradora paulista Roberta Fleury Alves Mesquita, 41 anos, que está na foto abaixo com a filha Rafaela, 11, vacinou a menina por orientação do pediatra. “A prevenção não tem idade”, diz. “Acho que um dia ela vai me agradecer por ter feito esse investimento para o seu bem.”


Fonte: Nelson Gaburo Júnior, chefe do Laboratório de Biologia Molecular do Diagnósticos da América/Revista Saúde/2010.




DIABETE DA PARA EVITAR OU CONTROLAR ESTE DISTÚRBIO QUE ACOMETE MAIS DE 20 MILHÕES DE BRASILEIROS?


O que é diabete:

Batizada pelos médicos de diabetes mellitus, a doença ocorre quando há um aumento do açúcar no sangue.

Dependendo dos motivos desse disparo, pode ser de dois tipos:

• No tipo 1 as células do pâncreas que fabricam insulina, o hormônio que ajuda a glicose a entrar nas células, simplesmente foram destruídas.
• Já no tipo 2 ou a produção dela não é suficiente ou as células simplesmente não conseguem aproveitá-la da forma correta - a chamada resistência à insulina.
Nos dois casos, o excesso de glicose em circulação desencadeia várias complicações que, se não forem controladas, podem levar à morte.
O diabete é um dos problemas mais graves de saúde pública, pois responde por 40% das mortes por doenças cardiovasculares - a primeira causa de morte no mundo. No Brasil ele atinge cerca de 10% das pessoas entre 30 e 69 anos.

Mas apenas metade delas sabem que são portadoras do distúrbio.

De onde vem o nome?

O termo diabetes foi cunhado lá pelo ano 70, na Grécia antiga, quando Areteu da Capadócia descreveu a doença pela primeira vez.
Ele comparou o funcionamento do organismo desses pacientes a um sifão, o significado da palavra grega: comiam e bebiam muito, mas toda a energia que entrava pela boca ia embora literalmente pelo ralo com o excesso de urina. Já mellitus foi incorporado bem mais tarde. Em 1670 o médico inglês Thomas Willis provou a urina de indivíduos que apresentavam sintomas parecidos e descobriu que ela era muito doce.
Quase dois séculos depois, em 1815, o químico francês M. Chevreul demonstrou que o açúcar dos diabéticos era glicose.
Daí os médicos começaram a experimentar a urina de quem tinha suspeitas da doença. Ela foi batizada então de diabetes açucarada ou diabetes mellitus, palavra de origem latina que quer dizer mel ou adocicado.

O ciclo vicioso da doença

Sem insulina e com açúcar sobrando, o corpo fica sem energia e sujeito a vários problemas:
1. O excesso de glicose em circulação leva a um acúmulo no sangue - é a chamada hiperglicemia.
2. Para eliminar esse excesso, a pessoa passa a fazer mais xixi, desidratando o organismo. Daí a sede exagerada do diabético.
3. Sem receber glicose, o cérebro pensa que está faltando energia e ativa mecanismos de emergência para compensar essa deficiência. Ele ordena ao fígado mais produção de glicose e obriga o tecido gorduroso a queimar seus estoques. Resultado: a glicemia sobe mais ainda e a pessoa vai emagrecendo, se sentindo fraca e cansada.
4. A falta de energia faz a vítima sentir mais e mais fome, o que dispara a glicose no sangue. A queima de gorduras gera compostos chamados cetonas que são eliminados pela respiração e pela urina. Daí o hálito com cheiro levemente adocicado desses pacientes.

Sinais de alerta

• Urinar muitas vezes, de dia e à noite, e em grande quantidade
• Obesidade
• Perda de peso
• Muita fome
• Cansaço
• Piora da visão
• Furúnculos freqüentes
• Cicatrização difícil e infecções de pele
• Impotência sexual
• Pressão arterial elevada

Causas

No diabete tipo 1, geralmente diagnosticado na infância e na adolescência, é o próprio sistema imunológico da pessoa que, não se sabe bem por que, passa a atacar e destruir as ilhotas de Langerhans, as células do pâncreas produtoras de insulina.

No tipo 2, mais freqüente em adultos, há uma tendência hereditária por trás do mal e uma forte conexão com a obesidade. Hoje sabe-se que os quilos a mais na balança provocam a chamada resistência à insulina, que é a dificuldade das células de absorver a glicose. Ao longo do tempo, isso pode desembocar no diabete. De certa forma, é possível prevenir esse tipo mantendo o peso ideal, a alimentação adequada e uma rotina de exercícios. Esse tripé facilita o trabalho da insulina e mantém a glicose nas taxas ideais.

Complicações

O excesso de açúcar no sangue causa danos nos vasos que levam a várias complicações. Manter a glicose sob controle é o único jeito de afastar esses riscos:


• Cegueira: as alterações vasculares na região dos olhos podem provocar pequenos sangramentos e lesões na retina. É a chamada retinopatia diabética, que pode levar à perda da visão. O diabético deve fazer exames de fundo de olho com regularidade.
• Problemas cardiovasculares: a alta da glicose agride a parede dos vasos facilitando o acúmulo de gordura e as inflamações que entopem artérias. Isso causa infartos e derrames.
• Amputação de membros inferiores: As lesões nos vasos e a queda da irrigação diminuem a sensibilidade nos membros inferiores. O pé do diabético é extremamente suscetível a feridas que rapidamente podem virar úlceras de difícil cicatrização. Infeccionadas, podem levar à amputação.
• Impotência: a dificuldade de circulação no pênis pode causar problemas de ereção.
• Insuficiência renal: a circulação deficiente compromete a função dos rins. Se não for controlada com remédios, pode levar à falência renal.


Diagnóstico e exames de rotina

Para detectar a doença, o exame básico é a chamada glicemia de jejum, que deve estar entre 70 a 110 mg por 100 ml de sangue. Se o resultado ultrapassar 126 em dois exames seguidos, é diabete na certa. Mas se os números apontarem entre 110 e 125, pede-se o teste oral de tolerância à glicose para tirar a teima. O indivíduo ingere 75 gramas de glicose diluída em água e, após duas horas, faz o exame de sangue. O diabete é diagnosticado se estiver acima de 200. Um valor entre 140 e 199 acusa um quadro de pré-diabete.
Uma vez diagnosticado, o diabético terá que incorporar à sua rotina diária o glicosímetro - o aparelho que mede a glicemia. Dependendo do caso, ele deverá monitorá-la várias vezes ao dia pois é o único jeito de evitar descompensações.
Além disso, para manter a doença sob controle, essas pessoas devem realizar, pelo menos duas vezes ao ano, o exame da hemoglobina glicada, ou A1C. Só ele detecta como se comportou o açúcar nos últimos dois ou três meses, dado essencial para saber a quantas andam os estragos no organismo. O exame dosa a quantidade de glicose que se combinou com a hemoglobina dos glóbulos vermelhos, ou seja, o quanto de açúcar circulou pelo sangue naquele período, que é justamente o tempo de vida das hemácias.
O paciente também deve visitar o oftalmo uma vez ao ano e fazer rotineiramente exames da função dos rins e dos nervos, além dos básicos de colesterol e triglicérides. Em alguns casos, é preciso também ecocardiograma e teste ergométrico. Recentemente o Laboratório Fleury, em São Paulo, elaborou um check-up específico para flagrar complicações nos pés. Ele envolve exames de sensibilidade e avaliação da circulação local.


Tratamento

Quem recebe um diagnóstico de diabete deve mudar radicalmente certos hábitos. E por toda a vida, pois a doença não tem cura. Somente um equilíbrio perfeito entre dieta, exercícios e medicação consegue manter as taxas de glicose no lugar certo e evitar as temidas complicações.
Para os pacientes que padecem do tipo 1, não há saída: essa gente vai depender do hormônio sintético a vida inteira. Por enquanto, o tratamento padrão é com a insulina injetável. Outras formas de aplicação, como as bombinhas de inalação, patches e até mesmo comprimidos ainda estão em estudos. Para que o controle seja perfeito, é preciso usar tanto uma insulina de ação lenta, que controla a glicemia de jejum (inclusive durante a madrugada), quanto uma de ação rápida ou ultra-rápida antes das refeições. Os tipos mais atuais são as chamadas de ação prolongada, que duram em torno de 24 horas e tentam imitar o funcionamento da insulina basal ideal. A dose certa vai depender do tipo de refeição e da atividade física do paciente. Qualquer erro, pode produzir picos de hiper ou de hipoglicemia.
Já as vítimas do tipo 2 normalmente produzem insulina e a grande maioria continua produzindo pelo resto da vida. Calcula-se que somente 25% delas precisarão das doses extras. Por isso, normalmente o início do tratamento é feito à base de dieta e exercícios. Se necessário, o médico receita antidiabéticos orais, comprimidos que aumentam a secreção de insulina ou diminuem a resistência à ação dela.
A AJUDA DO CARDÁPIO
Não há remédio ou insulina que funcione sem um rígido controle da alimentação. O que vai ao prato interfere diretamente na doença - para bem e para mal. Há alimentos que decididamente deverão ser evitados. Aqui, os vilões são os carboidratos que, quando quebrados, se transformam na temida glicose. E esse grupo de alimentos não é nada desprezível: engloba cereais, massas, leite e derivados, legumes, frutas, doces, sucos, refrigerantes. A boa notícia é que há uma forma de calcular o consumo deles para deixar a vida mais fácil e apetitosa. O chamado método da contagem dos carboidratos ensina a fazer combinações que garantem mais liberdade à mesa. Por outro lado, a Ciência não pára de descobrir novidades no cardápio que dão uma verdadeira força a esses pacientes. É o caso das fibras, por exemplo, que se mostraram capazes de reduzir a glicemia.
Atualmente quem está na mira de médicos e pacientes é o chamado índice glicêmico dos alimentos. Isso porque descobriu-se que tão importante quanto saber quais alimentos viram glicose é conhecer com que velocidade eles liberam o açúcar no organismo. O IG indica esse impacto. Mas como esse índice é influenciado por muitos fatores, a saída ainda é combinar essa informação com outros métodos, como a própria contagem de carboidratos e até mesmo a substituição de alguns deles. Mas atenção: só o médico poderá orientar as escolhas de cada paciente.
O PAPEL DOS EXERCÍCIOS
A atividade física é outro item que não pode faltar de jeito nenhum na rotina do diabético. Os exercícios garantem benefícios em dose dupla: por um lado estimulam a insulina a trabalhar melhor. Por outro, a malhação exige mais combustível do organismo - ou seja, glicose - e derruba ainda mais suas taxas no sangue. O ideal é apostar nos exercícios aeróbicos, como caminhadas, natação ou corrida, que diminuem a resistência à insulina. O treinamento de força também dá lá a sua contribuição - afinal, ele consome energia, reduzindo o açúcar em circulação. Mas o paciente só pode partir para os treinos depois de uma avaliação completa do médico. Inclusive porque isso vai determinar o quanto de insulina, se for o caso, ele precisará usar.

Diabete gestacional


Ao engravidar, algumas mulheres desenvolvem o diabete mesmo sem nunca ter tido problemas de glicemia na vida. Ao que parece, os hormônios produzidos pela placenta inibem a liberação e o funcionamento da insulina. O problema é sério: uma vez instalado, o diabete gestacional traz riscos para mãe e filho. O excesso de glicose da mãe faz o bebê engordar demais e o recém-nascido pode ter distúrbios respiratórios, hipoglicemia, icterícia e deficiência de cálcio. Como se fosse pouco,o pequeno ainda tem mais chances ser uma criança obesa e de desenvolver o diabete tipo 2 no futuro. Por isso o problema precisa ser cuidadosamente controlado. Algumas mamães resolvem a questão com dieta e exercícios, mas outras precisam das tais picadas de insulina. Normalmente a doença some depois do parto, mas essas mulheres têm um risco muito maior de desenvolver a doença no futuro e em outras gestações.

Fonte: Revista Saúde/2010

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA AS CRIANÇAS!!!




Pois bem, caros leitores deste blog, gostaria de compartilhar algumas informações que coletei por minhas andanças na NET sobre alimentação infantil, espero que lhes sirva de alguma valia, eu achei o conteúdo interessante...


MEU FILHO NÃO COME NADA!!


Nos primeiros meses de vida, seu bebê só mamava.Depois de um tempo, passou a comer papinhas de frutas, papinhas salgadas, experimentou os mais variados alimentos, e tudo corria muito bem, obrigada. Até que o bebê cresceu e aprendeu a dizer... “não”. E, desde então, as refeições na sua casa passaram a ser aquela guerra. Se você se identifica com esta história, este guia é para você. Aqui explicamos por que, a partir de certa idade, as crianças perdem o interesse pelos alimentos (sim, é normal!), como você pode fazer para que elas passem a ver os “verdes” com olhos de amizade e ajudamos a decifrar se é caso de procurar ajuda. Afinal, é justamente nesta fase, de estranhamento com os alimentos, que seu filho mais precisa de vitaminas e minerais para crescer.


SEU FILHO NÃO PODE CRESCER SEM!


Durante a infância, é o conjunto de nutrientes que garante o crescimento adequado da criança, fruto de uma alimentação saudável e balanceada. Mas alguns nutrientes são especiais nesta fase. Conheça três deles e saiba como eles ajudam seu filho.


ZINCO:
VOCÊ ENCONTRA EM:
CARNES, LEITE E DERIVADOS, CASTANHA DE CAJU, AMÊNDOAS, AMENDOIM, FEIJÃO E ESPINAFRE.
O zinco é um mineral que participa da composição de mais de 300 enzimas em nosso corpo e é essencial para o crescimento de todos os nossos tecidos, especialmente daqueles que se multiplicam mais rapidamente. Crianças com deficiência crescem menos que as outras, demoram mais para cicatrizar feridas, têm maior dificuldade de se recuperar de diarreias, tem menos cabelos, unhas mais frágeis e podem até ter problemas de visão.


FERRO:
VOCÊ ENCONTRA EM:
CARNES VERMELHAS, ESPINAFRE, FEIJÃO, AGRIÃO, COUVE, CHEIRO-VERDE, GRÃO-DE-BICO, ERVILHA, LENTILHA, GRÃOS INTEGRAIS, NOZES, CASTANHAS, PASSAS, AÇÚCAR MASCAVO, AÇAÍ, CAMARÃO E ATUM.
No sangue, todos nós temos uma substância chamada hemoglobina, que é a responsável por levar o oxigênio a todos os cantos do corpo. Quando temos menos hemoglobina do que o ideal, ocorre a anemia, uma doença grave que prejudica o crescimento da criança. Existem diversos tipos de anemia, mas a mais comum na infância é a anemia por falta de ferro, já que, para a hemoglobina ser formada, ela precisa deste mineral. Ainda que vários alimentos contenham ferro, nosso organismo não consegue aproveitá-lo adequadamente. Por isso, é importante a ingestão de carnes e derivados ou, então, de alimentos fortificados com ferro.


VITAMINA C :
VOCÊ ENCONTRA EM:
FRUTAS CÍTRICAS, GOIABA, PIMENTÃO CRU, CEBOLINHA VERDE, MORANGO, GROSELHA, FRAMBOESA, AMORA, BRÓCOLIS, REPOLHO, COUVE-FLOR, AGRIÃO, TOMATE E MAMÃO.
Ela atua na formação e manutenção do colágeno (proteína que une as células), no metabolismo de aminoácidos, gorduras e do colesterol. Além de reduzir a duração de resfriados e outras viroses, essa vitamina é importante para melhorar a absorção do ferro. E, como você leu acima, o ferro é um mineral essencial para prevenir anemia. Se ferro e vitamina C são consumidos juntos, a absorção do mineral será melhor. A vitamina C ajuda na manutenção da estrutura óssea, dos dentes e dos vasos sanguíneos. A falta dela pode ocasionar perda de peso, sensação de cansaço, dores musculares e até mesmo aumentar o risco de fraturas.





A GARFADA PERFEITA

As refeições têm de contemplar alimentos de todos os grupos: cereais, legumes, vegetais, frutas, carnes, açúcar e gorduras. Veja um exemplo de cardápio saudável e tente aplicar na sua casa.
Café da manhã•
1 copo de leite• 3 colheres de cereais• Pão branco ou integral com manteiga ou requeijão• Mamão cortado em cubinhos


Lanche da manhã•
Vitamina batida com duas frutas, tipo mamão e laranja


Almoço•
Arroz• Feijão• Peito de frango• Cenoura refogada• Salada de frutas de sobremesa


Lanche da tarde•
Iogurte • Lanchinho de pão com queijo branco


Jantar •
Salada de alface e tomate• Espaguete com almôndegas• Gelatina colorida de sobremesa


Lanche da noite•
Mingau de aveia




ALGUMAS DICAS:


Descubra do que seu filho gosta!
“Depois que deixei de dar o peito, ofereci à Julia leite em pó, mas ela enjoou. Tentei leite de vaca com achocolatado de marcas e sabores variados, e nada. Como o leite é um alimento necessário, experimentei Sustagen de Morango. Eu e ela adoramos!”
Patrícia Eliza, mãe de Julia, 2 anos e 10 meses

Driblando manias!
“Caetano não gosta de frutas, só de laranja. Já verduras e legumes ele come todos, mas misturo com os grãos. Quando ponho batata ou abóbora em pedaços, ele deixa de canto. Estou mostrando os passos da preparação da comida e deixo-o participar. Tem funcionado bem!”
Elly Chagas, mãe de Caetano, 2 anos

Refeição não é guerra!
“Meus filhos sempre comeram verduras, frutas e legumes. Meu segredo é comer o mesmo que eles, não obrigá-los a ingerir mais do que conseguem e deixar que mexam na comida. Assim, sentem o cheiro, a textura e o sabor dos alimentos. Nunca transformei refeição em guerra.” Emanuela Tackahaschi, mãe de Fernando, 16 anos, e Safira, 2 anos


HORA DE COMPLEMENTAR!

Enquanto você tenta melhorar a dieta do seu filho, o complemento garante que ele receba os nutrientes necessários. Com todo mundo tranquilo, fica mais fácil resolver a questão
A queixa mais comum dos pais de crianças de 1 a 6 anos é a de que seus filhos não comem. Mas há de se levar em conta que, a partir dos 2 anos, a criança passa a comer menos mesmo, normal. Agora, se além de comer pouco, seu filho não tem uma alimentação saudável, converse com o pediatra.
Primeiro, ele vai avaliar a condição nutricional e verificar se o peso e a altura estão de acordo com a idade. Pode levar um tempo até que a criança passe a aceitar novos alimentos. Até que tudo esteja resolvido, o médico vai avaliar se é necessário um complemento alimentar que supra as necessidades de seu filho. Procure um complemento que agrade ao paladar dele.
Fonte: Pais e filhos/nutrição/2010








domingo, 14 de fevereiro de 2010

BOAS NOTICIAS PARA AGENTES DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS!!!




LULA PROMETE REGULAMENTAR PISO DOS AGENTES

Nessa tarde 12/02/2010, em visita a Goiânia-GO, o Presidente Lula recebeu Ruth Brilhante, Presidente da CONACS, que entregou a Lula uma pasta contendo a reivindicação da categoria para regulamentar o Piso Salarial e o Plano de Carreira dos ACS e ACE. Ruth Brilhante, acompanhada do Deputadeo Federal Pedro Chaves (PMDB/GO), teve a oportunidade de esclarecer ao Presidente Lula, a importância da regulamentação da Emenda Constitucional 63, e ainda, que tal regulamentação fosse da forma mais breve possível.
O Presidente Lula, ao ouvir as reivindicações da CONACS, afirmou com toda ênfase que "... isso não é problema", batendo as mão no ombro de Ruth Brilhante
completou dizendo que "... vocês são fortes!". A presidente da CONACS, apresentou um ofício constando a vontade da categoria em ter um piso salarial equivalente a 2 salários mínimos e pediu ao Presidente e a Ministra Dilma um audiência com as lideranças da categoria. Segundo Ruth Brilhante, "após ter terminado o ano de 2009 com chave de ouro, votando no último dia a nossa PEC, não poderiamo iniciar o ano de 2010 com uma notícia melhor do que essa... o Presidente Lula assumindo publicamente o seu compromisso de regulamentar o nosso Piso Salarial." Como todos sabem, existem 2 projetos de regulamentação do Piso Salarial Nacional dos ACS e ACE tramitando na Câmara de Deputados Federais, sendo certo que, a CONACS apoia o PL 6.111/09 da Senadora Patrícia Saboya (CE), e uma vez havendo o compromisso do Presidente da República em fazer a regulamentação do Piso Salarial, as expectativas da CONACS é que muito em breve chegaremos a vitória.

Pois bem, companheiros e companheiras nos basta por agora aguardar e contar com a boa vontade eleitoral do nosso Presidente, só assim realmente chegaremos a nosso objetivo.

Portanto continuem acompanhando este Blog que esta sempre e a qualquer horário de plantão coletando noticias para todos nós... um grande abraço a todos e bom fim de semana...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

AGORA TEMOS É QUE AGUARDAR E PRESTAR MUITO A ATENÇÃO NOS FATOS QUE IRÃO ACONTECER!!!

Pois bem colegas, O QUE ACONTECEU E O QUE ESPERAMOS ACONTECER COM NOSSO PISO SALARIAL ?
Agora é a hora de prestar muito a atenção nos acontecimento que virão!
LULA terá que mostrar que realmente está com o povo...

Estimados colegas, Os presidentes do SENADO E CAMARA promulgaram a emenda 63 oriunda da PEC 54 que nos dar direito ao PCCR e PISO SALARIAL.
Nesse momento nós podemos esperar uma ação do presidente LULA enviando uma MP medida provisória, ou aguardar-mos os DEP. Federais votarem a PL 6.111/09 que se encontra na câmara desde o ano passado, com a votação e aprovação da mesma o presidente envia um DECRETO PRESIDENCIAL o que pode ocorrer horas depois ou meses depois dependendo da vontade do presidente.
Estou certo de que em um ano eleitoral o presidente não fara tal coisa,
como se diz no DITO POPULAR: “NINGUEM DA TIRO NO PROPRIO PÉ”.
E isto não seria o que tanto Deputados como Senadores e Presidentes fariam em um momento tão impar de suas vidas.
Vamos aguardar para ver!!!
Que Deus nosso Pai amado esteja com todos nós trabalhadores dignos e honestos...
Abraço a todos e até a próxima publicação...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

SOBRE DÉCIMO QUARTO SÁLARIO DOS AGENTES DE SAÚDE DE ESTÂNCIA VELHA!!!

Pois bem, caros colegas Agentes de Saúde de Estância Velha, estive hoje reunido com alguns vereadores, buscando mais informações sobre nosso Décimo quarto e ainda não chegou a Câmara deste Municipio, nenhum projeto para votação e aprovação para nós recebermos o que é nosso por direito.
Mantive contato por telefone junto com a Vereadora Sonia Brites, Carlos Soares e Rosani, onde quem nos atendeu foi a Anete que questiomou a Srª Gabriela Streb (secretaria da fazenda e procuradora do municipio), recebemos a seguinte informação:
O PROJETO ESTÁ COM O EXECUTIVO E SERÁ REPASSADO A CÂMARA DE VEREADORES NO DIA 19/02/2010;
SENDO O MESMO APRECIADO NO CCJ NO DIA 22/02/2010;
VOTADO PELOS VEREADORES NA SESSÃO DO DIA 23/02/2010;
PARA SER PAGO A NÓS SE TUDO DER CERTO NO DIA 26/02/2010!!!
"SÓ GOSTARIA DE SABER O PORQUE DE TAL DEMORA????
DEIXO AQUI MEU MANIFESTO:
ESTAREI DE OLHO NESTAS DATAS E FISCALIZANDO!!!!
23/02/2010 LOCAL CÂMARA MUNICIPAL DE ESTÂNCIA VELHA 19:00 TODOS LÁ!!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

VEJA BEM QUEM REALMENTE SÃO ESTAS PESSOAS E SEUS AFILHADOS!!!

Bem pessoal, não posso deixar de publicar este disparate, vamos cuidar bem certas pessoas e seus "afilhados".
Porque para muitos somos apenas votos, e eles assim mesmo esquecem disto...
Portanto, reflita bastante antes de confirmar qualquer voto em 2010....
16 Dezembro 2009 ... O PRESIDENTE LULA NÃO QUER APROVAR NOSSA PEC (930,00). ACS E ACE DO BRASIL, ...
Enquanto isto o Ministro Temporão assina novo repasse em 2009, por ACS nos Municipios
PORTARIA FIXA EM R$ 651,00 SALARIO DOS AGENTES · Direitos e obrigações dos ACS/ACE · Ministro assina o repasse de R$651,00

MAS...
JÁ EXISTE NO ORÇAMENTO DE 2010 VERBA PARA O PISO DOS ACS E ACE!

Acabo de receber informações de HELIO CALDAS acessor parlamentar de ROMERO JUCÁ QUE DIZ: A única coisa que falta para que o nosso piso salarial seja de fato e de direito uma realidade é a MP ou PL do LULA. Mais que ja existe este dinheiro no orçamento do ministerio da saúde para 2010, e que dia 02/02/2010 quando os deputados e senadores voltarem do recesso isso serar resolvido, essa verba estarar sempre disponivel aos ACS e ACE e a qualquer momento que o documento for regulamentado pelo presidente LULA chegarar até as 2 categoria!

Com uma ressalva se o presidente enviar uma MP ainda esse ano e convocar uma sessão extraordinaria das duas casas AINDA ESSE ANO, em primeiro de janeiro teremos como piso salarial o valor tanto sonhado!
AGUARDEM MAIORES INFORMAÇÕES E ESTEJAM NA ESPECTATIVA!
FORTE ABRAÇO!

ULTIMOS PASSOS PARA NOSSA CONQUISTA SALARIAL!

QUINTA-FEIRA,04 DE FEVEREIRO 2010
A PEC 54/09 que trata da criação do Piso Salarial Nacional e Plano de Carreira dos ACS e ACE, será promulgada hoje pelo Congresso Nacional e recebe o nº de Emenda Constitucional 63.Após a aprovação no Senado Federal praticamente no último dia de trabalho do ano de 2009, a promulgação da PEC 54/09 marca o começo dos trabalhos Legislativos do ano de 2010.A CONACS estava aguardando o fim do recesso parlamentar e a promulgação da Emenda Constitucional 63 para começar os trabalhos de mobilização em Brasília, Já estando agendado várias reuniões e logo no início da próxima semana os diretores da CONACS estarão fazendo o calendário de mobilização em Brasília, pois ainda falta aprovação de Lei Federal que irá regulamentar o Piso Salarial e as diretrizes do Plano de Carreira para os ACS e ACE de todo o País.Ruth Brilhante e Dra Elane Alves, estarão nessa sexta-feira participando da abertura de Evento dos ACS e ACE do sul da Bahia, e contará com a presença de outros diretores da CONACS, mas a partir de segunda-feira (08/04) as lideranças nacionais da categoria estarão em Brasília . Segundo a Ruth Brilhante, "a luta tem que continuar.... a promulgação da EC 63 foi apenas o primeiro tempo, temos que vencer ainda outra grande batalha, que é a aprovação do PL 6.111/09"
ACS: SALÁRIO DE R$ 930,00 PRECISA SER VOTADO PELA CÂMARA FEDERAL
A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) pediu aos deputados que votem com rapidez projeto da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) que fixa em R$ 930 o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. Ela fez o apelo em discurso, pouco depois que os presidentes do Senado e da Câmara promulgaram emenda constitucional que dá competência à União para estabelecer o regime jurídico, o piso salarial e a regulamentação das duas atividades.Rosalba informou que o projeto (PLS 196/09), já votado pelos senadores, encontra-se desde setembro do ano passado sendo examinado na Câmara. Além do piso salarial, o projeto estabelece que o governo federal terá de ajudar financeiramente os municípios a pagar os agentes. Fixa ainda que a jornada de trabalho das duas categorias será de 40 horas semanais. A senadora do Rio Grande do Norte foi relatora do projeto no Senado.Para ela, a promulgação da emenda constitucional (EC 63/10) nesta quinta-feira (4) "representa uma batalha vencida, mas é preciso ganhar a guerra, com a aprovação do projeto de regulamentação". Rosalba Ciarlini lembrou que, quando prefeita de Mossoró, no seu estado, implantou o primeiro grupo de 50 agentes comunitários de saúde, depois de conhecer o sucesso da experiência do Ceará.
05/02/2010 - 10h44Veja a emenda que cria o piso salarial dos agentes de saúdeO Congresso Nacional promulgou ontem (4/2) a emenda à Constituição que prevê o piso salarial para agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias. A Emenda Constitucional 63/10 prevê a definição, por meio de lei federal, do piso salarial dos agentes de saúde e o estabelecimento de diretrizes para os planos de carreira – cuja formulação ficará a cargo de estados e municípios. Veja a íntegra do texto:"EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 63, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2010Altera o § 5º do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre piso salarial profissional nacional e diretrizes para os Planos de Carreira de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias.As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:Art. 1º O § 5º do art. 198 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:"Art. 198. .........................................................................................................................................................................................§ 5º Lei federal disporá sobre o regime jurídico, o piso salarial profissional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, competindo à União, nos termos da lei, prestar assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, para o cumprimento do referido piso salarial................................................................................................
" (NR)Art. 2º Esta Emenda Constitucional entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, em 4 de fevereiro de 2010.
Mesa da Câmara dos Deputados Federal
Deputado Federal MICHEL TEMER Presidente
Mesa do Senado Federal
Senador JOSÉ SARNEY Presidente
Deputado MARCO MAIA
1º Vice-Presidente
Senador MARCONI PERILLO
1º Vice-Presidente
Deputado ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES NETO
2º Vice-Presidente Senadora
SERYS SLHESSARENKO
2ª Vice-Presidente
Deputado RAFAEL GUERRA
1º Secretário
Senador HERÁCLITO FORTES
1º Secretário
Deputado INOCÊNCIO OLIVEIRA
2º Secretário
Senador JOÃO VICENTE CLAUDINO
2º Secretário
Deputado Odair Cunha
3º Secretário
Senador MÃO SANTA
3º Secretário
Deputado NELSON MARQUEZELLI
4º Secretário
Senadora PATRÍCIA SABOYA
4ª Secretária
Este texto não substitui o publicado no DOU 5.2.2010"

Pesquisa revela que leite hidrata mais que a água!!


Pesquisa revela que leite hidrata mais que a água!
Pesquisadores de Campinas mostram que o leite pode substituir o copo de água gelado depois das atividades físicas. O leite tem uma digestão mais lenta e isso facilita a hidratação.




Após praticar exercícios é comum recorrermos a um copo de água bem gelado, mas pesquisadores de Campinas, no interior de São Paulo descobriram que o leite contribui mais que qualquer outra bebida no treinamento. Mais do que vontade, o nosso corpo sente a necessidade de repor o líquido perdido durante os exercícios. Um estudo desenvolvido no Reino Unido concluiu que o leite magro é mais eficiente na reidratação do que a água ou qualquer isotônico, bebida normalmente usada para repor líquidos e sais minerais. A professora de nutrição da Unicamp explica porque isso acontece. “O isotônico dilui pouquinho o sangue, a água dilui mais ainda e rapidamente o atleta já sente vontade de urinar e acaba perdendo a quantidade de liquido que ele ganhou. O leite tem uma digestão mais lenta e faz com que gradativamente ele seja liberado no estomago e melhore a hidratação com um todo”, diz Maria Teresa Bertodo, pesquisadora Instituto de Alimentos. A proteína do soro do leite também ajuda na regeneração do músculo lesionado durante a atividade física. “A função dele é ser um caçador de radicais livres. Ele vai no organismo e vai seqüestrando os radicais livres que estão circulando na corrente sanguínea e com isso vai evitar uma série de danos para o organismo”, explica a pesquisadora. Quanto menor o intervalo entre a ingestão das proteínas do leite e o término da atividade física, melhor a resposta do corpo ao exercício. De acordo com os pesquisadores todos os tipos de leite têm este potencial de hidratar e recompor os músculos. O que muda entre um e outro é o tempo de absorção no organismo. O efeito do leite desnatado, por exemplo, é maior que o de soja, por ele manter por um período maior, mais elevadas as taxas de aminoácidos e estes aminoácidos são essenciais para a construção da musculatura. Marcelo Camargo Tella, ex-atleta toma quase um litro de leite todos os dias. O ex-atleta não sabia dos efeitos apontados pela pesquisa. A bebida agora vai ser bem mais saborosa. “Sabendo disso com certeza vou ser um maior adepto a tomar leite”, fala.
A pesquisadora citou os radicais livres. Eles são os vilões do nosso organismo porque atacam as células e promovem doenças como o câncer.

Fonte: Cristina Maia - Campinas, SP

sábado, 6 de fevereiro de 2010

ALERTA!! A DENGUE GANHA FORÇA OUTRA VEZ!!!


Como ja sabemos, o combate a dengue não deve parar nem nos meses de inverno, pessoal a larva do mosquito fica em fase de ibernação por mais de 365 dias, então a importancia de manter os mesmos cuidados do verão!!!

A dengue vem ganhando força novemente em varios Estados da Federação e o pior vem fazendo vitimas fatais outra vez, principalmente crianças...

Então pessoal, vamos cuidar dos patios, não vamos deixar potes espalhados para juntar agua parada,lixo em terrenos baudios,pneus espalhados ao relento,manter os potes de agua dos animais domesticos limpos e limpar sempre as bordas destes,cuidado com as bromélias e florfes que acumulem agua emfim todos aqueles cuidados ja repassados a todo o povo Brasileiro em varias campanhas de televisão e rfeforçado coma visitas de Agentes de Saúde.

aqui vão algumas dicas de como se prevenir!!!


Conheça receitas para combater a dengue


Água e borra de café viraram armas no combate a dengue no interior de SP. A doença se alastra por várias regiões do país. O número de casos se multiplica e preocupa as autoridades sanitárias


Da orientação dos agentes de saúde até o apelo nos outdoors. Mesmo com tanta informação, nos terrenos, calçadas e quintais, ainda há muito descuido. “Se todo mundo ajudasse não tinha tanta dengue”. São José do Rio Preto, com 420 mil moradores, é a cidade com maior número de casos de dengue no estado de São Paulo. Só este mês, 812 moradores tiveram a doença, quase 70% do total registrado em todo ano passado. A dengue preocupa não só no interior de São Paulo, como também em vários estados brasileiros. Só nas primeiras três semanas de 2010, Goiás registrou mais de nove mil casos (9141) de dengue. Quatro pessoas morreram e outras quatro mortes estão sendo investigadas. Em Mato Grosso, a situação também é de alerta. O estado tem 5.243 casos do início do ano até agora. Aumento de 362% em relação a janeiro de 2009. Em Belo Horizonte, a situação é preocupante. Desde o início do ano já foram confirmados 208 casos da doença. Em 4,2% das residências há focos de dengue. Para o Ministério da Saúde esse índice não deveria ultrapassar 1%. Em Rondônia, 500 novos casos são registrados em média por semana. O número de infectados já passa dos dois mil. A reprodução do mosquito transmissor é muito rápida. Em 30 dias de vida, uma fêmea chega a colocar até três mil ovos. “É um mosquito que tem uma facilidade grande de adaptação. Os ovos depositados pelas fêmeas podem ficar aguardando contato com a água por até um ano. Então, não podemos descuidar”, orienta o coordenador da vigilância epidemiológica, Luciano Lourenção. Atenção especial para os vasos com plantas. Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual Paulista mostrou que a cafeína que existe no pó de café coado é capaz de matar as larvas do mosquito. A proporção é de quatro colheres de borra de café para cada copo de água.


Outras receitas:


Os órgãos municipais, responsáveis pela saúde da população têm recomendado para criadouros em potencial que não podem ser eliminados, como ralos de escoamento de água:

- o uso de sal fino de cozinha (uma colher de sopa para um copo de água);
- e água sanitária (uma colher de sopa para cinco litros de água).Um subproduto de uma das linhas de pesquisa do Laboratório de Vetores (UNESP de São José do Rio Preto/SP) mostrou que a borra de café (o pó que resta no coador após preparado o cafezinho e que é jogado fora) é tóxico para a larva do Aedes. Numa proporção de quatro colheres de sopa cheias da borra para um copo de água, as larvas são intoxicadas e morrem entre 24 horas e 48 horas, mas mesmo as que demoram mais para morrer não evoluem para a fase seguinte do desenvolvimento, portanto, não chegam à fase adulta que é a fase da transmissão. Importante, porém, é que nova borra deve ser acrescentada a cada sete dias, porque, como qualquer substância, ela também perde a validade.


Inseticida natural é desenvolvido em Londrina


Pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina desenvolveram um inseticida que não é tóxico para os seres humanos e nem para os animais.

A limpeza nos criadouros é feita por uma bactéria comum e de nome complicado: bacillus thurigiensis. Engolida pelas larvas, ela libera proteínas que se tornam tóxicas, matando o inseto. “É uma bactéria que tem um modo de ação extremamente específico por isso ela é utilizada no mundo todo no controle de insetos”, diz Gislayne Vilas Boas, bióloga. Nos laboratórios da universidade estadual de Londrina, as bactérias são isoladas e multiplicadas, num processo que demora três dias. O resultado é um inseticida ambientalmente correto que não tem cheiro nem é tóxico para pessoas e animais. Depois o bioinseticida concentrado é diluído em água e está pronto para ser aplicado com as bombas comuns. O efeito é rápido. Segundo os pesquisadores, as larvas começam a morrer em 15 minutos. “O efeito dele é aproximadamente 100% do controle dos mosquitos da dengue”, diz um pesquisador. Uma fábrica de fios de seda, em Londrina, é uma das pioneiras no uso do bioinseticida. A aplicação é feita no lago de tratamento da água usada na empresa. São seis litros por semana e, segundo a direção, adeus mosquitos. “O resultado é satisfatório porque a gente não tem volume de mosquito voando, então é bem controlado”, diz um representante da empresa.
Fonte:Unesp e

Wilson Kirsche, Londrina